O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União) defendeu que, a partir de 2023, Executivo e Legislativo devem unir forças para implementar políticas voltadas à agricultura familiar e ao turismo.
A aposta em impulsionar essas duas categorias por meio do poder público seria com a finalidade de reduzir a desigualdade social no Estado, um dos principais temas da última campanha eleitoral em Mato Grosso.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, Mato Grosso é o segundo no índice de desemprego e quarto no índice de desigualdade no Brasil.
“O que precisa mudar é o Executivo trabalhar agora para criar novas matrizes econômicas para viabilizar esses dois setores”, disse Botelho,
“Por meio de propostas, criar e incentivar o cooperativismo, reestruturar a Empaer [Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural] para dar assistência aos pequenos”, acrescentou.
Para o deputado, apesar de Mato Grosso ter uma série de atrativos turísticos, o setor é rasamente explorado pelo poder público. Ele defendeu ser necessário criar inventivos para viabilizar a área.
“É preciso incentivar o setor e diminuir a desigualdade. Acho que são temas relevantes para serem tratados já a partir do próximo ano”, completou.
Fonte: MidiaNews