A Fifa divulgou nesta quinta-feira os potes do sorteio da Copa do Mundo feminina de 2023, que ocorre no próximo dia 22, em Auckland, na Nova Zelândia – com transmissão de TV Globo e SporTV. A técnica Pia Sundhage estará presente no evento, assim como a Coordenadora Geral de Seleções Femininas, Ana Lorena Marche. São 32 seleções participantes, a primeira edição com esse número, oito a mais do que o último Mundial.
As equipes serão distribuídas em oito grupos com quatro seleções. A posição nos potes é definida pela classificação no ranking mundial da FIFA, que teve sua atualização divulgada nesta quinta – a Seleção seguiu na mesma posição. Em 9º lugar, o Brasil está no pote 2 com Canadá, Holanda, Japão, Noruega, Itália, China e Coreia do Sul.
O pote 1 tem Nova Zelândia e Austrália, assim como os primeiros colocados no ranking: Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha. No pote 3, estão Dinamarca, Suíça, Irlanda do Norte, Colômbia, Argentina, Vietnã, Costa Rica e Jamaica.
No pote 4, integram Nigéria, Filipinas, África do Sul, Marrocos, Zâmbia, e três vagas que serão definidas nos playoffs para a Copa do Mundo, a ser disputado em fevereiro de 2023. Estão lutando pelas últimas vagas Chile, Paraguai, Taipé Chinesa, Tailândia, Camarões, Senegal, Haiti, Panamá, Papua-Nova Guiné e Portugal.
O primeiro jogo da Copa de 2023 está marcado para o dia 20 de julho no Eden Park, em Auckland. A final da competição ocorrerá em Sydney em 20 de agosto. O Brasil segue sua preparação à disputa do próximo ano. Na última data Fifa, venceu a Noruega por 4 a 1 e a Itália por 1 a 0 nos dias 7 e 10 de outubro, respectivamente. (GE)