O presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (União), rebateu a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que afirmou haver um conservadorismo no Legislativo, o que poderia ser um impecilho para suas pretensões de presidir a Casa. Para o parlamentar, não existe nada disso e é tudo uma questão de composição.

Em sua declaração, Janaina disse estar tentando abrir espaço e quebrar a resistência dos colegas à sua candidatura como presidente da Mesa Diretora.

Alegando “um pouco de machismo”, ela declarou que existe uma questão de identidade entre sexos na Assembleia, que dificultaria sua entrada na presidência. No entanto, Botelho discordou.

“Não, ela já subiu várias vezes à presidência, não tem nada disso. É composição mesmo, a eleição lá é outra, é uma eleição interna. Os deputados que decidem”, afirmou em entrevista à Jovem Pan Cuiabá.

Botelho ainda contestou outra fala de Janaina, em que a parlamentar argumentou que deveria ser considerado o fato de ela ter sido a mais votada em duas eleições seguidas.

Segundo o atual presidente, a votação dos eleitores mato-grossenses não influencia diretamente na escolha dentro da Assembleia, já que são os próprios deputados que decidem quem deve ficar com a presidência. Botelho ainda citou como exemplo o pai de Janaina, José Riva.

“São composições partidárias, não tem nada a ver com a quantidade de votos que você tem aqui”, disse.

“O Riva quando foi eleito na mesa no primeiro mandato dele foi um dos últimos, se não o último entre os menos votados. É a composição que os deputados fazem lá dentro da Mesa”, acrescentou.

Reeleito por três vezes para os mandatos bienais, sendo presidente desde 2017, Botelho não cravou que será candidato nesta próxima legislatura.

O parlamentar afirma que vai aguardar a posição dos deputados e, se atingir o número suficiente, vai colocar seu nome na disputa.

Fonte: MidiaNews