O Santos se recuperou de duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro, goleou o Juventude por 4 a 1 na noite desta segunda-feira, na Vila Belmiro, e se permite novamente sonhar mais alto ao fim desta 31ª rodada. Pressionado pelos resultados ruins e uma perigosa aproximação da zona de rebaixamento, o Peixe se impôs diante do lanterna da competição e construiu o resultado com gols de Lucas Braga (duas vezes), Marcos Leonardo e Madson – Bruno Nazário descontou. Há quase um mês sem técnico e treinado pelo interino Orlando Ribeiro, o Santos garantiu alguns dias de paz e a possibilidade de buscar novos objetivos – uma vaga na Libertadores, por exemplo, com a iminente formação de um G-8 no Brasileirão. Já o Juventude, praticamente rebaixado, pensa em 2023.
Aos 18 anos, o boliviano Miguel Terceros viveu um dia especial. Recém-promovido aos profissionais, ele foi relacionado pela primeira vez nesta segunda-feira, passou pelo “batismo” de ter o cabelo raspado e, com o jogo já resolvido, foi acionado pelo técnico Orlando Ribeiro e jogou por pouco mais de 10 minutos. Pouco tempo, claro, mas suficiente para levantar a torcida com dribles, boas jogadas e até um chute a gol.
Primeiro tempo
O Juventude começou melhor do que o Santos na Vila Belmiro. Criou chances e chegou a acertar a trave numa bela falta cobrada por Chico. O Peixe, porém, melhorou e começou a chegar com mais perigo ao gol adversário. Em boa jogada pela esquerda, Ângelo acertou cruzamento para a área. A zaga até afastou, mas Sánchez chutou novamente. A zaga tentou afastar mais uma vez, mas, aí, Lucas Braga aproveitou o rebote para abrir o placar.
Segundo tempo
O Santos voltou com três alterações – as entradas de Ed Carlos, Madson e Sandry fizeram o time se distribuir melhor em campo e, enfim, deslanchar. O garoto Ed Carlos, principalmente, foi destaque ao fazer lançamento perfeito para Marcos Leonardo tocar por cobertura e deixar a torcida mais tranquila na Vila Belmiro. Depois, foi a vez de Madson, de cabeça, aumentar a vantagem. E Lucas Braga fez mais um, consumando a goleada. Nem mesmo o belo gol de Bruno Nazário diminuiu a festa dos torcedores, que ainda viram dez minutos do boliviano Miguel Terceros, o Miguelito, em campo – ele fez sua estreia pelos profissionais.
Como fica?
A vitória leva o Santos aos 40 pontos, na 11ª posição, a cinco do América-MG – oitavo colocado e que hoje se classificaria às primeiras fases da Libertadores. O Juventude permanece na lanterna, com 20, e a 13 pontos de distância do Ceará, primeiro time fora do Z-4.
Próximos jogos
O Santos volta a campo na próxima segunda-feira, contra o Bragantino, às 20h (de Brasília), no Nabi Abi Chedid. Já o Juventude recebe o Atlético-GO no domingo, às 18h. Os dois jogos são válidos pela 32ª rodada do Brasileirão. (GE)