O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que a preservação da Floresta Amazônica é condição para que a produção de alimentos em Mato Grosso continue alta.

A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil. Mendes foi questionado sobre o projeto que retira do Estado da Amazônia Legal, sugestão que ele novamente foi contra.

“A Floresta Amazônica é para nós não um problema, mas um grande ativo porque através dela temos um ciclo de chuvas muito importante para produção de duas safras por ano”, afirmou.

“Então, preservar a floresta significa, acima de tudo, garantir a estabilidade no regime de chuva em todo Mato Grosso e a produção de alimentos, que vai crescer muito nos próximos anos sem derrubar nenhuma árvore”, acrescentou.

Segundo o governador, a produção aumenta no Estado a partir da produtividade, tecnologia e, principalmente, convertendo áreas da pecuária.

Mendes ainda abordou a dúvida sobre o Estado deixar a Amazônia Legal e afirmou que a questão é “polêmica”. A ideia consta em um projeto do deputado federal Juarez Costa (MDB).

Ele explica que, por estar na Amazônia Legal, Mato Grosso tem uma série de benefícios para programas de industrialização.

“Industrializar, agregar, é algo importante para nós e para o Brasil para deixarmos apenas de produzir algodão, exportar soja, milho. Quanto mais valor agregado, mais emprego, mais a economia gira”, explicou.

“Eu particularmente, se for para perder esse incentivo da industrialização, eu sou contra. É nessa linha que estamos nos posicionando”, concluiu.

Fonte: MidiaNews