A literatura pode apresentar às crianças muitas possibilidades e um despertar para o mundo do lado de fora de casa. Para estimular a leitura, incentivar o conhecimento e claro, a imaginação, a reportagem do GD preparou uma lista com 5 livros indicados para a criançada, que pode ser também uma sugestão de presente para o dia 12 de outubro.

 

O Pequeno Príncipe

Clássico do escritor francês Antonie de Saint-Exupéry, que resgata a infância por meio da reflexão e do aprendizado. A história mostra o príncipe que sai de seu planeta e viaja pelo mundo em busca de novos aprendizados, até cair no meio do deserto do Saara. Lá, ele encontra um piloto, com quem cria um forte laço de amizade.

 

Amoras

Do rap Amoras, Emicida lançou seu primeiro livro infantil que mostra, por meio dos textos e das ilustrações, a importância de nos reconhecermos no mundo e, ainda mais, de sentir orgulho de quem somos. “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”, diz o trecho da música.

 

Um lençol de infinitos fios

De Susana Ventura, a história reflete sobre o valor da amizade e da solidariedade. A obra conta a história de Maria, uma garota boliviana que vive em São Paulo com sua família. Ela tem um caderno onde escreve histórias e pensamentos, pois pensa em ser escritora um dia. Com seus amigos Juan, Manoela e Jun, vive o dia a dia da grande cidade e prepara um trabalho para a escola sobre os países da América Latina.

 

Ou isto ou aquilo

Cecília Meireles convida os leitores para o mundo da poesia e sonoridade das palavras. O universo infantil é estampado por perguntas, fantasia e imaginação. Publicado pela primeira vez em 1964, o livro é um clássico da literatura infantil brasileira. E, desde seu lançamento, vem conquistando gerações de leitores.

 

Dr. Alex e Vovó Ritinha: Uma aventura no espaço

Rainha do Rock, Rita Lee, em viagem ao espaço acompanhada do ratinho Dr. Alex – com quem ela já se aventurou antes – para falar de maneira lúdica sobre a morte. O objetivo de Rita é falar sobre um assunto sério, de forma lúdica, mas com uma explicação sobre as transformações da vida. No lançamento do livro, ela chegou a declarar que criança gosta é de honestidade.

Fonte: Gazeta Digital