O policial penal Ivaldo Lembranzi salvou uma criança que estava engasgada com uma moeda na manhã desta sexta-feira (7), em Várzea Grande. Lembranzi estava fazendo um serviço extra quando avistou um adulto retirando uma criança do veículo e a sacudindo. Ao se aproximar, percebeu que a criança estava engasgada e sem respirar.
Rapidamente, pediu para ajudar e, na mesma hora, pegou a criança nos braços e iniciou a Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros para casos de emergência por asfixia provocada por qualquer tipo de corpo estranho que obstrua as vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
“Eu notei que o veículo parou de forma rápida e que algo diferente estava acontecendo. Logo o cidadão desceu com a criança e começou a sacudi-la de cabeça para baixo. Foi quando vi que ela estava engasgada. Peguei ela nos braços e ele, desesperado, me falou que poderia ser uma moeda. Tirei ela de perto do trânsito e, na calçada, comecei a manobra. Foi quando ela expeliu a moeda e voltou a respirar”, detalhou.
Após a criança voltar a respirar de forma normal, o policial penal orientou o adulto a levá-la a uma unidade hospitalar para uma avaliação médica.
O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), Amaury Neves, parabenizou o policial penal pela ação. “Graças a Deus tínhamos uma pessoa capacitada para agir em momentos como esse, com toda calma e técnica o policial penal conseguiu salvar a vida de uma criança”, pontuou.
Fonte: HiperNotícias