Depois de viver a sua melhor fase na temporada, o Fluminense caiu de rendimento e praticamente se despediu da briga pelo título. As chances despencaram após mais um revés. Desta vez para o Atlético-GO, que está na zona de rebaixamento. Para compreender os fatores que fizeram com que o Tricolor perdesse fôlego na disputa, o ‘Jogada10’ analisa os recordes negativos dos últimos jogos da equipe.

Em primeiro lugar, é preciso salientar que os comandados de Fernando Diniz não vencem longe do Rio de Janeiro há mais de dois meses. Na intensa disputa de um campeonato de pontos corridos, não se pode ficar tanto tempo sem pontuar. É necessário encontrar o equilíbrio dentro e fora de casa, algo que se perdeu nestes últimos meses.

Nesse sentido, o último triunfo do Fluminense longe de sua cidade foi em 20 de agosto, quando superou o Goiás por 3 a 2, no Hailé Pinheiro. Desde então, apenas empatou com o Santos, e foi derrotado por Internacional, Atlético-PR, Atlético-MG e Atlético-GO. Em um determinado momento do campeonato, a equipe era a melhor visitante, mas tudo se ruiu. Vale destacar que entre esses jogos, o Tricolor atuou como visitante e venceu apenas o clássico contra o Flamengo, no Maracanã.

Poderio ofensivo x deslizes defensivos

Além disso, outro ponto importante é a discrepância entre o ataque e a defesa tricolor. Por uma lado, o time tem o segundo melhor ataque do campeonato com 48 pontos, empatado com o Flamengo, e atrás apenas do Palmeiras (que tem 52). Contudo, sofreu 36 gols e é a sexta pior defesa da competição nacional.

Nos últimas doze partidas, o único adversário que não estufou a rede do Fluminense foi o lanterna Juventude. Dessa forma, sofreu 21 gols nos últimos dois meses e colocou em xeque o trabalho de Diniz. Em seus melhores trabalhos, o comandante começou de uma forma consistente, mas perdeu o embalo com o tempo. Um detalhe importante que fez com que o treinador ainda tenha um grande título à beira do campo.

De acordo com dados do Departamento de Matemática da UFMG, o Fluminense tem apenas 0.039% de chance de conquistar o título. Portanto, a distância atual para o Palmeiras é de quinze pontos restando oito rodadas para o fim. Por outro lado, o time tem 94.9% de chance de garantir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. (Jogada 10)