A Gerência Regional da Politec de Primavera do Leste, distante 239 quilômetros de Cuiabá, passa a dispor de uma sala exclusiva de acolhimento para atendimento ao público infantil e de novos equipamentos e mobiliários para a sala da necrópsia.
Este espaço trata-se de uma sala reservada da recepção geral, a sala de acolhimento, com o objetivo de garantir atendimento mais humanizado às vítimas que aguardam para realização dos exames no setor da Medicina Legal da unidade.
As melhorias são resultados do projeto de humanização no atendimento do setor de Medicina Legal, apresentado ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Primavera do Leste (Conseg) em parceria com a Politec, Ministério Público e Polícia Penal. A destinação dos recursos no valor de R$ 30.518,09 foi autorizado pelo Juizado Especial Cível do município.
O foco do Projeto foi a construção de uma sala de acolhimento para atendimento ao público infantil e feminino durante as perícias de lesões corporais e de constatação de violências sexuais; reforma da sala de exames do IML e troca de mobiliário; aquisição de brinquedos para utilização das crianças durante a espera do atendimento; solicitação de disponibilização de mão de obra de apenados da cadeia pública de Primavera do Leste para a realização da reforma necessária.
O projeto visa tornar um ambiente, inicialmente intimidador para mulheres e crianças, que já vêm de uma situação de violação de direitos, em um ambiente acolhedor, reduzindo ou eliminando o contato das vítimas com o público em geral, servidores e outros periciandos de naturezas distintas, humanizando este momento e o tornando menos traumático possível.
Foi idealizado pelos servidores do setor e da unidade sob a administração do Gerente Regional. Além da sala de acolhimento, foi investido na pintura da sala de exames da Medicina Legal, com troca de mobiliário e compra de equipamentos que visam otimizar e auxiliar os trabalhos dos técnicos durante os exames de necrópsias. Para a sala de necrópsia foram adquiridos um guincho de coluna para a remoção de corpos das urnas funerárias, balança antropométrica, refletores lineares de LED, e novos exaustores.
Fonte: Politec MT