De virada e com drama, o São Paulo venceu o América-MG, na noite desta quinta-feira (6), pela 30ª rodada do Brasileirão. O Tricolor Paulista bateu o Coelho em Belo Horizonte, por 2 a 1, recuperando-se após a perda do título da Sul-Americana, no último fim de semana, para o Independiente del Valle. Embora tenha saído atrás, o São Paulo teve forças para reagir e, com o resultado, chegou ao décimo lugar, com 40 pontos e um jogo a menos que seus adversários. Por outro lado, o América estacionou nos 42, duas posições acima dos paulistas.

O América começou o jogo mais incisivo. Alê recuperou bola no ataque e tocou para Aloísio, que bateu de fora da área; Felipe Alves chegou a tocar na bola, mas ela passou por entre suas mãos. Assim, o Coelho abria o marcador, ao nove minutos. Posteriormente à ‘Lei do Ex’, os mineiros não pararam de atacar. Mastriani chutou forte e Felipe Alves, desta vez mais atento, espalmou.

Embora estivesse mal no jogo, o São Paulo conseguiu reagir a ponto de empatar. Luciano recebeu bola na esquerda e centrou para Calleri, que ficou no mano a mano com Cavichioli e não desperdiçou: 1 a 1. A virada quase veio numa cabeçada de Luciano, após lateral cobrado por Reinaldo, mas a bola foi pela linha de fundo.

Segundo tempo

O São Paulo melhorou na segunda etapa e passou a criar a maior parte das oportunidades de gol. Rodrigo Nestor teve a sua logo no primeiro minuto, mas bateu para fora. Posteriormente, Luciano chegou a balançar a rede, mas a arbitragem anulou por toque de mão do atacante. Ainda houve tempo para Pablo Maia cobrar falta e Cavichioli fazer bela defesa. Assim, o jogo ficou mais aberto, com o América também se lançando à frente. Mastriani cabeceou após lançamento de Juninho, e Felipe Alves espalmou. O São Paulo seguia melhor, mas o gol não saía: Marcos Guilherme fez bela jogada e tocou sobre o goleiro, mas a defesa salvou em cima da linha.

Duas chances claras de gol saíram já nos minutos finais. Primeiro, Miranda bateu forte e Cavichioli fez outro milagre. Por outro lado, o América quase desempatou após triangulação entre Benítez, Wellington Paulista e Everaldo. Este último, no entanto, bateu para fora. De tanto insistir, o Tricolor foi premiado nos acréscimos: Marcos Guilherme cruzou da esquerda, a defesa americana bobeou e Alisson, esperto, cabeceou para fazer o gol da vitória são-paulina.

AMÉRICA 1×2 SÃO PAULO – 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 06/10/2022, às 20h (de Brasília)
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (BH)
Gols: Aloísio, 10’/1ºT (1-0); Calleri, 34’/1ºT (1-1); Alisson, 47’/2ºT (1-2)
AMÉRICA: Matheus Cavichioli; Patric (Arthur, 12’/2ºT), Ricardo Silva, Éder e Danilo Avelar (Marlon, 12’/2ºT); Lucas Kal, Juninho e Alê (Benítez, 33’/2ºT); Everaldo, Mastriani (Wellington Paulista, 23’/2ºT) e Aloísio (Felipe Azevedo, 12’/2ºT). Técnico: Vágner Mancini.
SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Alisson, 24’/2ºT), Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Igor Gomes, 32’/2ºT), Patrick (Marcos Guilherme, 33’/2ºT) e Reinaldo (Wellington, 24’/2ºT); Luciano (André Anderson, 47’/2ºT) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Brígida Cirilo Ferreira (Fifa-AL)
VAR: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Danilo Avelar, Aloísio (AMG); Calleri, Pablo Maia, Miranda, Alisson (SPO) (Jogada 10)