O Cuiabá não conseguiu gerar dificuldades ao Corinthians na Neo Química Arena. A equipe auriverde iniciou bem a partida, chegou a ter um gol anulado, mas caiu de rendimento ao longo da etapa inicial e desmoronou após ser vazada pelo time paulista. Agora são cinco derrotas e dois empates nos últimos desafios fora de casa, retrospecto que obriga o Dourado a melhorar o aproveitamento na Arena Pantanal para se manter na Série A.
A queda no desempenho começou logo após a saída de Sidcley por lesão. O lateral-esquerdo estava conseguindo gerar volume ofensivo pela ponta e foi o responsável por criar as principais oportunidades. Mais um problema para António Oliveira escalar a posição. Sem opções de origem no banco, o treinador optou por Kelvin Osório na função, escolha que não funcionou.
Cuiabá e Corinthians, pela rodada 29 do Brasileiro — Foto: AssCom Dourado
Após a mudança, o Cuiabá ficou menos agressivo no ataque e mais frágil na defesa. Se defendendo na maior parte do primeiro tempo em um 5-3-2, o time tinha inferioridade numérica no meio-campo, justamente a zona onde o Corinthians reunia seus principais nomes para construir as jogadas.
Os dois gols ainda na etapa inicial praticamente liquidaram a partida. Os 45 minutos finais foram protocolares e sem grandes emoções. O treinador auriverde tentou alterações na equipe, mas que surtiram pouco efeito positivo.
João Lucas entrou abaixo na vaga de Daniel Guedes. André Luís deu lugar ao volante Rafael Gava, que como meia aberto pela direita não conseguiu criar pelo setor. Denilson e Valdivia também tiveram participações discretas.
Com atuação apática, o Cuiabá conheceu a 10ª derrota fora de casa no Brasileirão. Em 15 jogos como visitante, o Auriverde venceu apenas três e empatou dois, aproveitamento de 24,4% dos pontos em disputa.
Sem vencer longe da Arena Pantanal há três meses, o time mato-grossense precisa focar nos confrontos dentro de casa para tentar alcançar a pontuação que o garante na elite nacional – mesmo que os números como mandante não sejam admiráveis.
Até a 38ª rodada, o Cuiabá irá receber Flamengo, Goiás, Avaí, Palmeiras e Coritiba. São 15 pontos em jogo, que podem deixar o Dourado próximo de conquistar a permanência. Para isso, somente vencer interessa, especialmente contra adversários com poder de investimento semelhante.
Na próxima rodada o duelo também será fora de casa, contra o Bragantino, na quarta-feira, no estádio Nabi Abi Chedid. A equipe não deve contar com Sidcley e pode ter alterações nos onze iniciais, devido à sequência de jogos. Contra um adversário que não vence desde o início de agosto, o Dourado tem mais uma oportunidade de melhorar o retrospecto como visitante e deixar mais fácil a corrida para ficar na Série A por mais uma temporada. (Com GE)