Pesquisa encomendada e que está sendo divulgada hoje, 30, pela Rádio Difusora de Cáceres mostra o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) na liderança para deputado federal com 24% das intenções de votos, há dois dias da eleição. Ele lidera tanto na espontânea como na estimulada.
De acordo com pesquisa registrada na Justiça Eleitoral, foram entrevistadas 380 pessoas na cidade nos dia 24 e 25 deste mês pelo Instituto Mato-grossense de Marketing e Pesquisa (IMMAPEC).
Na pesquisa na modalidade Survey, domiciliar com questionário estruturado, Irajá Lacerda (PSD), aparece com 18%.
O deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), vem em seguida com 17%.
O professor Antônio Malheiros (PSDB) e Pastor Sargento Gualterney (PTB) estão empatados com 2%.
O babalorixá Pedro Vidal Lopes, conhecido como Vidal D’Xangô (AGIR) não pontuou.
Há dois dias da eleição, os números refletem o volume das campanhas de cada candidato.
O ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) conta com o apoio da candidata a deputada estadual Valdeníria Dutra Ferreira (PSB) e da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e seu grupo político.
Já o advogado Irajá Lacerda (PSD), que mora e vota em Cuiabá, conta com apoio de um grupo dissidente do deputado federal doutor Leonardo (Republicanos).
Desconhecido na cidade, tentou uma aproximação com o ex-prefeito Francis Maris (PSDB), que é candidato a deputado estadual. Por meio da cúpula que coordena a sua campanha, o ex-prefeito não quis arriscar fechar parceria exclusiva com novato.
Com a negativa de Francis, ele tentou e fechou dobradinha com Takao Nakamoto (PTB), porém, foi trocado pelo deputado federal Nelson Barbudo (PL).
Sem Nakamoto, a solução foi recorrer ao estreante Nestor Fidelis que concorre a deputado estadual pelo Patriota que também lançou em Cáceres o guarda patrimonial da prefeitura Elizeu Pereira.
De acordo com analises divulgadas com frequência pelos sites especializados em política no Estado, o PSD, terá dificuldades para fazer a legenda de 165 a 185 mil votos. Isso significa que Irajá poderá ter uma boa votação e não se eleger.
Na mesma situação está o candidato à reeleição Doutor Leonardo (Republicanos). Além do risco de não fazer legenda, seus concorrentes de chapa estão pontuando na sua frente segundo a última pesquisa Gazeta Dados.
Em Cáceres, Leonardo conta com apoio de correligionários como o vice-prefeito Odenilson Silva, porém, sem um candidato a estadual para fazer dobradinha na cidade, teve que mudar sua base política para Pontes e Lacerda onde dobra com o deputado estadual Valmir Moretto que também tenta se reeleger.
Também estreante na política partidária, o professor da Unemat Antônio Malheiros entrou no PSDB para fazer dobradinha com o ex-prefeito Francis Maris.
Esse acordo, como mostra a campanha de Francis, não se consumou de fato. O ex-prefeito tem pedido votos para outros candidatos a deputado federal, dentre eles Fábio Garcia do União Brasil.
De acordo com analises publicadas nos sites especializados em política no Estado, a Federação PSDB/Cidadania, dificilmente elegerá deputado federal.
Quem também não deve eleger deputado federal, de acordo com analistas políticos, é o PTB do Pastor Sargento Gualterney (PTB).
Ele entrou na disputa para fazer dobradinha com Takao Nakamoto, mas não tem sido priorizado. Nakamoto tem feito campanha para o deputado federal Nelson Barburdo (PL) que tenta a reeleição.
A Rádio Difusora, por meio da empresária Maridalva Amaral Vignardi, lidera um movimento que prega a eleição de candidatos de Cáceres que tenham reais chances de eleição.
A iniciativa de realizar o movimento e a pesquisa, é mostrar ao eleitor a importância de não desperdiçar o voto com candidatos que não têm chances de se eleger.