Os agentes da Polícia Federal estão nas ruas nesta terça-feira (27) em quatro cidades de Mato Grosso, para cumprir mandados de busca e apreensão em alvos de uma organização criminosa, que extrai ilegalmente e comercializa ouro em garimpos clandestinos. As ordens judiciais se referem a pessoas investigadas em Cuiabá, Várzea Grande, Juína e Poconé, além de Porto Velho e Ariquemes, em Rondônia.
Até o momento foram apreendidos 19 veículos, joias e quatro armas de fogo. Além disso, a Justiça Federal determinou o sequestro de mais de R$ 900 mil em contas bancárias, aplicações financeiras e investimentos em ações.
As investigações tiveram início em 2020, após uma prisão realizada na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia. Na ocasião, foi encontrado ouro sem identificação que comprovasse a sua origem. Segundo análise pericial, a quantia encontrada era equivalente a R$ 560 mil. Com os avanços das investigações, a inteligência da PF conseguiu identificar a presença de uma organização criminosa que atuava na extração e comercialização de ouro na região.
Os criminosos ainda chegavam a declarar o ouro para a Agência Nacional de Mineração, como se fossem provenientes de áreas legalizadas. Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa praticava usurpação de patrimônio da União e lavagem de dinheiro para dificultar o rastreamento dos valores, usando inclusive contas bancárias de laranjas.
As penas dos envolvidos somadas podem ultrapassar 23 anos.
Fonte: Repórter MT