O deputado estadual Eduardo Botelho (União), que é candidato à reeleição, avalia que mais da metade dos parlamentares que disputam o pleito deste ano deve retornar à Assembleia Legislativa. São 23 candidatos que buscam um novo mandato.
“Acredito que deve ter uma renovação pequena. Devem voltar de 14 a 16 deputados, eu acredito”, disse Botelho ao MidiaNews.
Botelho manteve sua projeção de cinco candidatos eleitos pelo União, seguido do MDB, com quatro. Caso aconteça, as duas siglas manterão as maiores bancadas no Legislativo.
“As forças vão ficar equilibradas lá dentro. Acredito que haverá um equilíbrio partidário bem grande dentro da Assembleia”.
O candidato citou que o PSB e o PSD devem conseguir eleger até três, assim mantendo também o mesmo quadro na Casa de Leis. Já sobre os demais partidos, sem especificar quais, Botelho disse que acredita em três eleitos.
Em pesquisa recente da Gazeta Dados sobre deputados estaduais, Botelho, que é o atual presidente da Assembleia Legislativa, foi o parlamentar mais lembrado em Cuiabá. Além dele, o União só teve mais um candidato no ranking dos cinco primeiros, sendo o ex-governador Júlio Campos.
Apesar disso, Botelho afirmou que a tranquilidade só virá depois da eleição, no dia 2 de outubro.
O União tem quatro parlamentares disputando a reeleição, além de Botelho, concorrem os deputados Dilmar Dal Bosco, Sebastião Rezende e Xuxu Dal Molin. Outros grandes nomes na chapa são Júlio Campos e o ex-secretário de Saúde, Gilberto Campos.
Sobre a pesquisa:
A pesquisa foi feita na modalidade espontânea, em que o eleitor responde em quem vai votar. Nessa modalidade, 46,2% dos eleitores disseram votar branco ou nulo.
A segunda rodada da pesquisa foi realizada entre 22 e 25 de setembro ouvindo 1.080 eleitores. Ao todo, abrangeu 46 municípios do Estado.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com número MT-01203/2022.
Fonte: MidiaNews