Candidato a deputado federal, o suplente de senador Fábio Garcia (União Brasil) afirmou que, se eleito, irá fazer cobranças ao Governo Federal para que invista recursos para a recuperação da rodovia BR-163, em Mato Grosso.

O trecho da rodovia federal está em fase de devolução ao Governo Federal, que pretende fazer uma nova licitação. A via é concessionada pela Rota do Oeste desde 2014, que deveria ter duplicado 450 km da via. Entretanto, somente 120 km foram cumpridos.

“O que eu pretendo exigir é, seja qual for a solução que o Governo Federal está encaminhando da BR-163, que haja um compromisso firme e uma obrigação de fazer investimentos imediatos, enquanto não traz uma solução definitiva”, disse ele ao MidiaNews.

“O que a gente não pode aceitar, como mato-grossense, é que a principal rodovia do Estado e do País fique 4 anos sem receber qualquer investimento enquanto ela mata mais de 100 mato-grossenses por ano. É um verdadeiro absurdo”, acrescentou.

Outra crítica do candidato é quanto ao pequeno trecho em que a concessionária fez investimentos. Segundo ele, há uma má execução dos serviços, como degraus de pavimentação que chegam a 20 cm.

“A rodovia 163 tem problemas sérios de segurança e de trafegabilidade. Porque a Rota Oeste fez serviços mal executados, o que tem causado muitos acidentes”, disse.

“Quando um caminhão passa por esse degrau ou ele tomba ou cruza a pista e acaba matando e causando acidente”, emendou.

 

Termino do contrato e duplicação

Fábio ocupou a cadeira de senador por quase 100 dias, no primeiro semestre deste ano. Nesse período, encabeçou uma audiência pública sobre a rodovia em Mato Grosso.

Estiveram políticos, sociedade civil, representantes da Rota do Oeste, bem como na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Ministério de Infraestrutura. Durante a discussão, foi apontado um prazo de até dezembro de 2024 para que uma nova concessionária assuma a rodovia.

O candidato disse que o prazo é longo e os cidadãos que utilizam a via não podem ficar sem investimento por tanto tempo.

“Vai levar pelo menos quatro anos para terminar o contrato, refazer um estudo, relicitar, e dar a início a uma ordem de serviço para a próxima concessionária. Falei com a ANTT e disse que a gente não vai aceitar ficar quatro anos sem investimentos na 163”, afirmou.

“Também disse claramente, que nós, mato-grossense, não iremos aceitar qualquer outro projeto com relação a BR-163 que não seja a duplicação integral dessa rodovia em solo mato-grossense”, completou.

Fonte: MidiaNews