A segunda rodada de pesquisas do Instituto Ipec (ex-Ibope) apontou que o governador Mauro Mendes (União Brasil), candidato à reeleição, tem maior percentual de votos entre eleitores que ganham mais de 5 salários mínimos.

O percentual apresentado entre essa faixa de renda é de 79% do eleitorado, conforme a pesquisa.

Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.212.

Mendes ainda tem boa pontuação entre os que recebem entre um a dois salários mínimos, com 78% da intenção de votos.

Já para que ganha até um salário mínimo, Mendes aparece com 73% da intenção de votos; para quem recebe de dois a cinco salários, o atual governo tem 70%.

Nessa pesquisa, Mendes aparece com 74% dos votos válidos.

O percentual é contabilizado apenas com os votos válidos, ou seja quando é excluído as menções aos votos brancos, nulos e indecisos.

 

Demais candidatos

A candidata Márcia Pinheiro (PV), que tem 19% da intenção de votos válidos contabilizados todos os votos, aparece com 23% entre o eleitorado que recebe de dois a cinco mínimos.

Aos eleitores que recebem mais de cinco salários mínimos e para os que ganham de um a dois salários, a candidata do PV tem 14% em cada.

A quem ganha até um salário mínimo, Márcia tem 14% das intenções de voto.

O Pastor Marcos Ritela (PTB) aparece com 5% do eleitorado que ganha acima de cinco salários, e o mesmo percentual para quem recebe de um a dois salários.

Na faixa de quem ganha de dois a cinco salários mínimos e de quem recebe até um salário, o pastor tem 4% das intenções de voto.

Na pesquisa, o evangélico está com 5% de votos válidos.

Já o candidato do Psol, Moisés Franz aparece com 3% entre os que ganham entre um e dois salários, e o percentual se repete nos que recebem entre dois e cinco salários.

O candidato cai um ponto, no eleitorado que recebe mais que cinco salários mínimos e nos que recebem até um salário mínimo. Assim, aparece com 2% da intenção desses públicos.

Na pesquisa, Moisés aparece com 2% de intenção de votos válidos.

 

Dados da pesquisa

A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo.

Ao todo foram entrevistadas 800 pessoas entre os dias 12 a 14 de setembro, em 33 municípios.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-07150/2022.

 

Veja gráfico: