Com o acesso confirmado à elite, o Cruzeiro agora vai em busca do título da Série B do Campeonato Brasileiro. E a 30ª rodada deixou o time ainda mais próximo do objetivo.

Com o empate entre Bahia e Operário-PR, neste sábado, o título pode ser confirmado na próxima rodada, dependendo de derrotas dos rivais diretos. Com mais dois triunfos, independentemente dos resultados dos concorrentes, o troféu também fica com o time mineiro.

Título na próxima rodada

Para isso acontecer, o Cruzeiro precisa vencer a Ponte Preta, na próxima quarta-feira, em Campinas. Dessa forma, a equipe mineira vai chegar a 71 pontos.

+ Clique aqui e simule os resultados dos jogos da Série B do Brasileirão 2022

Se Grêmio e Bahia forem derrotados no complemento da 32ª rodada, o time gaúcho vai chegar, no máximo a 71 pontos, mas com uma vitória a menos que a Raposa, que garantiria o troféu com 21 vitórias contra 20 do time de Porto Alegre. A equipe de Salvador, nesse caso, conseguiria apenas 70 pontos.

Jogos da 32ª rodada da Série B:

Quarta-feira – 28/09
19h – Ponte Preta x Cruzeiro – Campinas/SP

Sexta-feira – 30/09
19h – Sampaio Corrêa x Grêmio – São Luís/MA
21h30 – Chapecoense x Bahia – Chapecó/SC

Vale lembrar que Bahia e Grêmio se enfrentam pela 35ª rodada. Como há o confronto direto, somente um deles terá condição de terminar a Série B do Brasileiro com a pontuação máxima citada acima.

No caso do Tricolor Gaúcho, o Cruzeiro elimina qualquer chance de título rival com mais seis pontos, vencendo pelo menos mais um jogo. Isso porque o time mineiro chegará aos 74 pontos, com 22 vitórias. Mais uma vez, mesmo que o Grêmio vença todos os seus sete jogos restantes, a equipe de Porto Alegre vai terminar a competição com 21 triunfos, e assim perderia no critério de desempate.

No cenário apresentado, se o Cruzeiro seguir com uma sequência de vitórias, poderá concretizar o título diante da Ponte Preta, em Campinas, ou do Ituano, no Mineirão. Depois desses jogos, a Raposa enfrenta o Sport, fora de casa, na 34ª rodada.

Em entrevista ao ge, na semana passada, Gilcione Costa, professor de matemática da UFMG, explicou que é provável que 71 pontos garantam ao Cruzeiro o título, levando em consideração o desempenho médio dos adversários. (GE)