DO FOLHAMAX

A deputada estadual Janaína Riva (MDB), candidata à reeleição em 2022, lidera a corrida à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), segundo uma pesquisa do MT Dados. Na modalidade espontânea, quando os entrevistados respondem em quem votariam sem que seja apresentada uma lista de candidatos, a parlamentar soma 4,8% das intenções de voto.

De acordo com o levantamento, o presidente da ALMT, Eduardo Botelho (UB), aparece em segundo, com 3,2% das intenções de voto. Completa o pódio o também parlamentar Ondanir Bortolini, o “Nininho” (PSD), que foi lembrado por 3% dos entrevistados.

O MT Dados ainda revela que Max Russi (PSB), com 2,7%, o ex-governador Júlio Campos (UB), 2%, e Thiago Silva (MDB), que alcança 1,8%, também tiveram bom desempenho na pesquisa espontânea – assim como Wilson Santos (PSD), citado por 1,7% dos eleitores como sua preferência para a ALMT. Com exceção de Júlio Campos, todos eles já ocupam uma vaga no legislativo estadual e buscam à reeleição.

A pesquisa MT Dados também coloca entre os nomes mais competitivos um dos candidatos mais ricos que disputam à ALMT, o empresário Francis Maris da Cometa (PSDB), que pontuou 1,7%. Ele declarou à Justiça Eleitoral possuir mais de R$ 107,5 milhões. Os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT), e Dr. João (MDB), alcançaram a mesma porcentagem, de 1,7%.

Os também deputados estaduais Valmir Moretto (Republicanos), com 1,4%, além de Dilmar Dal Bosco (UB), Xuxu Dal Molin (UB), e Faissal (Cidadania), com 1,3% cada, completam a parte de cima da lista, assim como o vereador de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, Fabinho (PSB), citado igualmente por 1,3% dos entrevistados.

Outros nomes que merecem destaque no levantamento são os de Alex Sandro (Republicanos) e Sebastião Rezende (UB), com 1,2% cada, seguidos por Dr. Gimenez (PSD), Delegado Claudinei (PL), e Beto Dois a Um (PSB), que alcançam 1,1%. A pesquisa espontânea também aponta Elizeu Nascimento (PL) e Dr. Eugênio (PSB), com 1%, Gilberto Cattani (PL), Diego Guimarães (Republicanos), e Paulo Araújo (PP) – cada um com 0,9% -, bem como Gilberto Figueiredo (UB) e Valdir Barranco (PT), ambos com 0,8%, pouco acima de Carlos Avallone (PSDB), que atinge 0,7%.

A pesquisa MT Dados realizou 1.200 entrevistas e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo MT-01108/2022. A amostra foi realizada entre os dias 15 e 20 deste mês em todo Estado e tem margem de erro de 2,9% com intervalo de confiança de 95%.

 

Veja: