O Cuiabá é o campeão do Brasileiro de Aspirantes 2022. O Dourado venceu o Bragantino por 3 a 2 na final da competição e levantou a primeira taça nacional da história do clube mato-grossense. Após ficar atrás no marcador por duas vezes no confronto, conseguiu a virada na Arena Pantanal.
Jogando em casa, a equipe auriverde ficou em desvantagem aos seis minutos do primeiro tempo. Dentinho invadiu a área, tocou rasteiro para o meio e o zagueiro João Maranini empurrou contra a própria baliza.
O empate do Cuiabá saiu dos pés do artilheiro Gustavo Nescau. Ricardo Cerqueira cruzou rasteiro pela direita, o camisa 9 apareceu na segunda trave para empurrar para o fundo do gol e deixar tudo igual na decisão.
Já nos acréscimos, o Bragantino ficou de novo à frente. O time paulista encaixou o contra-ataque e Cristhian Rivas cometeu o pênalti. Guilherme foi para a cobrança e deslocou o goleiro Vinicius Peruchi para fazer 2 a 1.
Na etapa final, o Dourado igualou o placar com nove minutos de bola rolando. Em cobrança de falta, Vinicius Boff levantou na área, Ricardo Cerqueira subiu mais que a marcação e anotou o segundo gol auriverde.
Aos 37, Gustavo Nescau aproveitou cruzamento da direita e testou firme para garantir o título para o Cuiabá. Foi o sexto gol do camisa nove do Dourado no Brasileiro de Aspirantes.
A equipe auriverde chegou à final após sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota. No mata-mata, passou por Sport e Fluminense, campanha que deu a vantagem de decidir o título em casa. (Com GE)