O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que concorre ao mesmo cargo na eleição deste ano, afirmou que um dos planos de governo é colocar Mato Grosso entre os 10 melhores estados no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em um prazo de cinco anos.
A declaração foi dada na esteira da divulgação dos novos índices do Ideb, em que Mato Grosso passou da 22ª posição para a 19ª.
Para Pivetta, essa melhora no índice é resultado da aplicação de quase R$ 1 bilhão na Educação, por meio do qual foi possível realizar “120 ações, 30 políticas de impacto no Programa e Educação 10 Anos como eixo principal”.
Entre os investimentos, Pivetta elencou as reformas e construções de novas unidades, a implementação Programa Alfabetiza MT e do Sistema Estruturado de Ensino, que consiste na compra de apostilas, plataforma digital, aplicativo, formação profissional entre outros e a compra de notebooks e acesso à internet para todos os professores da rede Estadual.
“Vamos resgatar o orgulho da educação pública, e a estrada para esse sonho, já está pavimentada com organização, gestão e orçamento. Já fizemos isso antes, e em parceria com os prefeitos, faremos isso em escala no Estado todo”.
Quando era prefeito de Lucas do Rio Verde, Pivetta implantou um modelo educacional que foi considerado modelo para o Estado.
“Os resultados dizem muito mais do que os discursos. A experiência mostra que depois que a sociedade experimenta os benefícios do progresso, isso se torna uma conquista. Então ela não aceita mais retroagir”, concluiu.