A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) completa 89 anos de fundação, em 2022. Como porto e farol da advocacia mato-grossense, a Ordem vem conduzindo não só as questões afetas à advocacia, mas também agindo como verdadeira porta-voz da sociedade civil de Mato Grosso.
Ao longo desses anos, muitos desafios colocaram à prova a força da advocacia deste Estado e o destemor da nossa instituição, e esses desafios foram vencidos com a junção de esforços de valorosas mulheres e homens que a todo tempo, colocam-se à disposição para levar as discussões e demandas da advocacia aos fóruns de deliberações e ainda, destinaram grande parte do seu tempo pessoal e profissional em prol da construção de políticas públicas voltadas a toda sociedade de Mato Grosso.
Leia Também:
– O “estado de hipossuficiência”: nova lei de custas de Mato Grosso
– Gisela Cardoso: a mais preparada para a OAB-MT
– Por que o #AgoraÉela incomoda tanto?
– Somos presente, somos futuro
– Autonomia Municipal: decreto cuiabano é modelo para municípios
– Por que o #AgoraÉela incomoda tanto?
A OAB-MT, enquanto instituição garantidora do Estado Democrático de Direito, vem ao longo do tempo sendo vanguardista de várias discussões e demandas sociais. Das ações relativas à busca de redemocratização até a mais recente intervenção fundamental no caso da BR-163, a OAB-MT se destaca na luta em prol de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Em todas as áreas e ramos do direito a advocacia de Mato Grosso se fez e se faz presente, exportando Brasil e mundo afora, profissionais de escol!
A luta incansável e a defesa intransigente das prerrogativas profissionais são também marca presente ao longo desses 89 anos, permitindo-se não só a estabilização do Estado Democrático de Direito e, como conseguinte, o exercício pleno da cidadania àqueles que clamam por Justiça.
E o avanço se faz presente! Nestes seis meses de gestão, na qual estou presidente da OAB-MT, temos galgado conquistas importantes que dão continuidade a essa história, e trabalhado incansavelmente pelo acesso irrestrito à Justiça, valorização e qualificação contínua da advocacia, vislumbrado os novos desafios trazidos pelo cenário pós-pandêmico e, principalmente, pelas novas tecnologias.
A OAB-MT, com 89 anos, é a Ordem do Metaverso! Uma realidade que já está sendo vivida em nossos seminários e eventos, com participação simultânea da advocacia nos formatos convencional e híbrido e agora com a possibilidade de participação pelo ambiente virtual. Em breve, novas ferramentas e serviços estarão à disposição acompanhando todos os avanços.
Não paramos por aí. Estamos desenvolvendo soluções para a advocacia considerando as novas perspectivas, suas necessidades diárias e os mercados de trabalho que se abrem.
A OAB-MT dos 89 anos também é a Ordem da paridade, com participação efetiva das mulheres em sua diretoria, conselho e comissões. Também é a Ordem da diversidade e da inclusão, onde todos os diálogos são devidamente apresentados e discutidos.
Enquanto presidente da OAB-MT, eleita para este triênio 2022-2024, agradeço aos quase 30 mil advogados e advogadas inscritas e a todos aqueles que escrevem diariamente a história desta instituição que fez e continuará fazendo a diferença em nosso Estado e em nosso país.
*GISELA ALVES CARDOSO é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT)
CONTATO: www.facebook.com/gisela.alves.7