A região do Araguaia, esquecida pelos governos anteriores, vem recebendo no governo Mauro Mendes investimentos históricos que estão melhorando a vida das pessoas e fortalecendo a economia regional. Durante giro pela região, o candidato a deputado federal Fábio Garcia (União) lembrou que um sonho de 30 anos da população do Araguaia virou realidade na semana passada.
“A inauguração da maior ponte do estado, ligando Cocalinho a Nova Nazaré, encerra décadas de congestionamentos nas balsas no Rio das Mortes, facilita os deslocamentos da população e o escoamento da produção agrícola. Foram três décadas de espera e de promessas, mas a gestão Mauro Mendes tirou essa obra do papel, a exemplo do que vem fazendo na saúde, na educação, na habitação e no turismo”, disse Fábio Garcia.
Fábio Garcia se comprometeu a continuar trabalhando em parceria com o governador Mauro Mendes por mais obras e melhorias para a região. Entre 2015 e 2018, como deputado federal, Fábio assegurou mais de R$ 16 milhões para este grupo de municípios visitados, recursos federais que contribuíram para melhorar a infraestrutura urbana, a saúde, a educação e o turismo.
Durante menos de 100 dias de mandato como Senador da República, Fábio Garcia conseguiu propor e aprovar projetos que já estão melhorando a vida da população. Foi o autor da lei que reduziu as contas de luz em todo o país e relatou a PEC que baixou os impostos do etanol e os preços ao consumidor.
Dezesseis municípios
A caravana Fábio Garcia iniciou na quarta-feira (7) as reuniões com eleitores no município de São José do Xingu, passando por Santa Terezinha, Vila Rica, Porto Alegre do Norte e Confresa. Neste município, o governo Mauro Mendes está construindo e deve entregar em 2024 o Hospital Regional de Confresa, um investimento de R$ 116,7 milhões para melhorar o atendimento e cuidar da saúde da população. Também está sendo asfaltada a ligação entre Serra Nova a Confresa, beneficiando Alto Boa Vista e Confresa.
Na quinta, Fábio Garcia apresentou suas propostas de trabalho aos cidadãos de São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio, Nova Xavantina e Cocalinho, beneficiada com a ponte sobre o rio das Mortes inaugurada no último dia 3/9 com 483 metros de extensão.
Na sexta-feira, a caravana visitou as cidades de Campinápolis, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia, encerrando as ações de campanha em Barra do Garças. No maior município da região, o governo está investindo em obras de grande alcance social, como o conjunto habitacional para atender 1.400 famílias, além do convênio com a prefeitura para a reforma do Pronto Socorro. O governo Mauro Mendes também apoia a abertura do curso de Medicina em Barra do Garças, em tramitação no Ministério da Educação.
A pavimentação e conservação da BR-158, rodovia federal que corta a região e ainda tem trechos de terra, é outra luta histórica de toda a região do Araguaia que vem recebendo todo apoio do governo Mauro Mendes. “A pavimentação entre Barra do Garças e a divisa com o Pará, é vital para o deslocamento seguro da população, além de impactar o desenvolvimento econômico, pois interfere nos custos no transporte e no preço das mercadorias que chegam ao consumidor final. O Vale do Araguaia é um grande polo de desenvolvimento estadual e a pavimentação completa vai fortalecer a economia de toda a região, consolidando a ligação do Leste do estado com o Pará e outras rotas de transporte para o Norte do país”, ressaltou Fábio.
O segmento que liga a divisa entre PA/MT até o entroncamento com a BR 242/MT-424, em Posto da Mata, é de responsabilidade do governo federal (DNIT), enquanto o segmento entre o entroncamento com a BR 242/MT-424 até Ribeirão Cascalheira é estadualizado, sob responsabilidade da SINFRA/MT.
“O Vale do Araguaia, que compreende 25 municípios do Leste de Mato Grosso, possui cinco cidades entre as 30 maiores economias do Estado: Querência, Canarana, Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Água Boa, que a partir da criação do Porto Seco da ferrovia FICO, deve se destacar entre as 20 maiores economias do estado. É uma região próspera, grande corredor do desenvolvimento, que tende a crescer ainda mais nos próximos anos, com apoio do governo federal, do governo Mauro Mendes e da bancada de Mato Grosso em Brasília”, garantiu Fábio Garcia.