Com drama e sofrimento, o São Paulo garantiu sua classificação para a final da Copa Sul-Americana, nesta quinta-feira (9). O Tricolor Paulista derrotou o Atlético-GO nos pênaltis, por 4 a 2, após vencer no tempo normal pelo placar de 2 a 0. Com isso, a equipe carimbou o passaporte para a decisão do próximo dia 1º de outubro, contra o Independiente Del Valle (EQU).
Foi a terceira vitória do São Paulo em pênaltis nesta temporada. Anteriormente, o time já tinha eliminado o Palmeiras, na Copa do Brasil, além do Ceará, na própria Sul-Americana. Com a vaga na final, o time busca agora repetir o feito de dez anos atrás, quando conquistou o troféu da competição ao derrotar o Tigre (ARG) na decisão.
O São Paulo foi todo ataque desde o começo. Levou apenas três minutos para que Patrick abrisse o placar, após chute de Luciano que foi bem defendido por Renan. Apesar da pressão, o torcedor tricolor viveu momentos de angústia. Luciano e Igor Vinícius perderam boas chances, Calleri teve um gol anulado e Gabriel se machucou com apenas 15 minutos. O início frenético deu lugar a um jogo mais amarrado, porém ainda com predomínio tricolor. Apesar das muitas oportunidades, o segundo gol não saía.
Segundo tempo
A necessidade de pelo menos mais um gol para levar a decisão aos pênaltis manteve o São Paulo focado. Além disso, o Tricolor seguia atacando. Por outro lado, o Atlético se preocupava apenas com a defesa e um ou outro contra-ataque. Afinal, veio o 2 a 0: Alisson fez boa jogada pelo lado e cruzou na área, onde Patrick novamente apareceu para bater e ampliar. Os quase 60 mil são-paulinos transformaram o Morumbi em um caldeirão e empurraram o time para o terceiro gol, que só não saiu porque Renan fez uma boa defesa em chute de Galoppo.
Pênaltis
Nos penais, o São Paulo foi mais eficaz. Reinaldo e Calleri abriram bem as cobranças, com Wellington Rato marcando e Baralhas chutando para fora, pelo Atlético. Luciano teve a chance de deixar o Tricolor em boa vantagem, mas bateu nas mãos de Renan. Shaylon, então, empatou, e Igor Vinícius fez 3 a 2. Foi quando brilhou a estrela do goleiro Felipe Alves, que defendeu a bola de Léo Pereira. Aí, foi só Galoppo colocar a bola na rede e começar a festa da vitória no Morumbi.
SÃO PAULO 2×0 ATLÉTICO-GO (Pênaltis: 4×2) – Jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana
Data e horário: 08/09/2022, às 21h30 (de Brasília)
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Público pagante: 53.988 torcedores
Renda: R$ 5.833.370,00
Gols: Patrick, 3’/1ºT (1-0); Patrick, 18’/2ºT (2-0)
SÃO PAULO: Felipe Alves; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Rodrigo Nestor (Talles Costa, 34’/2ºT), Gabriel (Pablo, 17’/1ºT), Alisson (Galoppo, 34’/2ºT) e Patrick (Juan, 44’/2ºT); Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
ATLÉTICO-GO: Renan; Dudu (Hayner, 27’/2ºT), Wanderson, William Klaus e Jefferson; Baralhas, Edson Fernando (Shaylon, 42’/2ºT), Marlon Freitas, Jorginho (Léo Pereira, 11’/2ºT) e Wellington Rato; Churín (Ricardinho, 42’/2ºT). Técnico: Eduardo Baptista.
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
VAR: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Wanderson, Jefferson (ACG) (Jogada 10)