O Athletico está na final  da Libertadores-2022. Afinal, nesta terça-feira (6/9), em pleno Allianz Parque, perdia por 2 a 0 até 20 da etapa final para o Palmeiras. Mas arrancou um empate histórico em 2 a 2 pelo jogo de volta da semifinal. Na ida, o Furacão tinha vencido por 1 a 0, com isso, s garantiu na decisão. Gustavo Scarpa e Gustavo Gómez fizeram os gols do Palmeiras. Pablo e Terans, que entraram na tapa final, fizeram para o Furacão.

Já o Verdão, lamenta. Tentava a sua terceira final seguida, o tri consecutivo e o quarto título continental. Mas morreu na praia.

Primeiro tempo

O Palmeiras acabou com a vantagem do Athletico logo aos dois minutos, graças a um erro triplo do Furacão. Canobbio perdeu a bola, Fernandinho não chegou em Bruno Tabata (o substituto do lesionado Veiga).  Este fez ótima jogada pela esquerda com Zé Rafael. O palmeirense  cruzou. Pedro Henrique tentou cortar, mas muito mal. Scarpa ficou com o presente. Assim, fez 1 a 0.

O Verdão seguiu melhor e mais perigoso até os 15, quando diminuiu o ritmo. Contudo, o Athletico estava ineficaz no ataque, tirando uma ou outra jogada de Vitor Roque. Entretanto, aos 47, Murilo fez falta feia em Vitor Roque. Levou amarelo, mas o VAR chamou e ele mudou, expulsando o zagueiro. O Palmeiras iria para a etapa final com dez.

Segundo tempo

Abel tirou um homem de frente (Tabata) e repôs a zaga com Luan. Mas o Palmeiras não recuou. E ampliou o placar no ponto fraco dos paranaense: a bola aérea. Marcos Rocha, ao seu estilo, cobrou lateral na área  Gustavo Gómez se antecipou a Thiago Heleno e Rômulo: 2 a 0.  O Verdão colocava os pés na final.

No desespero, aos 18, Turra (auxiliar que substituiu Felipão suspenso), tirou um volante, Erick, e  colocou um atacante, Pablo. No minutos seguinte, uma jogada genial resultou em gol do Athletico: Fernandinho lança Vitinho que cruza para Vitor Roque, este para Pablo, em linha de passe… 2 a 1. Assim, o Furacão voltava ao jogo. E tome emoção.

Menino quase marcou, Mas Bento defendeu. E, aos 40, o lance imortal. Pablo fez o pivô para Terans que mandou de fora da área. O chute bateu em Piquerez e matou Weverton. Calou o Allianz, eliminou o Palmeiras. Athletico na final da Libertadores, em Guayaquil.

 

PALMEIRAS 2X2 ATHLETICO-PR

Semifinal da Libertadores (volta)
Data: 6/9/2022
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 33′ do 2ºT) , Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Merentiel, aos 42′ do 2ºT); Gabriel Menino (Atuesta, aos 42′ do 2ºT), Zé Rafael e Bruno Tabata (Luan, no Intervalo); Gustavo Scarpa, Dudu e Rony (Wesley, aos 33′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira
ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho, no intervalo); Erick (Pablo, aos 18 do 2ºT), Fernandinho e Alex Santana (Terans, no Intervalo); Vitinho, Canobbio (Rômulo, no intervalo) e Vitor Roque (Matheus Frnandes, aos 44′ do 2ºT). Técnico: Paulo Turra*
(*) Substituiu Felipão, suspenso
Gols: Scarpa, aos 2′ do 1ºT (1-0); Marcos Rocha, aos 9′ do 2ºT (2-0); Pablo, aos 19′ do 2ºT (2-1); Terans, aos 40′ do 2ºT (2-2)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Nicolas Gallo (COL)
Cartões amarelos: Gabriel Menino, Weverton (PAL) Alex Santana, Canobbio, Pedrinho, Thiago Heleno (ATH)
Cartões Vermelhos: Murilo (aos 47′ do 1ºT) (Jogada 10)