A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) informa aos consumidores que não encaminha mensagens de texto para celulares (SMS) ou whatsapp aos sorteados do Programa Nota MT. Caso você receba esse tipo de contato, não ligue para o telefone indicado, não faça pagamentos e não forneça dados pessoais pois trata-se de uma tentativa de golpe.
Ao receber uma mensagem, por SMS ou whatsapp, a pessoa deve denunciar pelo site (https://www.sefaz.mt.gov.br/notamt/inicio) ou aplicativo do Nota MT ou pela ouvidoria da Sefaz (http://www5.sefaz.mt.gov.br/ouvidoria).
De acordo com relatos recebidos pela Sefaz, os criminosos entram contato, por SMS ou whatsapp, informando um suposto valor de crédito a ser resgatado e solicitam que a pessoa entre em contato com urgência, sob pena de perder tal valor. Nas mensagens, eles inventam diversas situações que podem prejudicar financeiramente o consumidor e colocar em risco a sua segurança.
Além de não ser uma prática da Secretaria de Fazenda, o consumidor deve ficar atento e desconfiar dos valores informados que são diferentes dos sorteados pelo Nota MT.
É importante ressaltas que as informações sobre as premiações do Nota MT são disponibilizadas em dois canais oficiais de comunicação: a área restrita do usuário no site ou aplicativo e o endereço de e-mail informado pelo cidadão no momento do cadastro no Programa.
Para saber se foi um dos ganhadores do Nota MT, o consumidor também pode acessar o site ou aplicativo com o login e a senha de uso pessoal. Na opção sorteios é possível acompanhar as datas dos concursos e ainda fazer o download da lista dos ganhadores e dos bilhetes premiados. É nessa página, também, que é informado se a pessoa foi contemplada ou não em um dos sorteios.