O Flamengo empatou por 1 a 1 com o Ceará, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado mantém sete pontos de diferença dos rubro-negros para o líder Palmeiras. Dorival Júnior optou por levar uma equipe alternativa a campo e justificou a decisão, além de analisar a atuação do elenco.

– Nós não mudamos o nosso comportamento e nós não vamos alterar. Todos dizem que já temos uma situação definida e que podemos pensar de outra forma, mas eu não concordo. Eu acho que no futebol não podemos ter certeza nunca. Temos que ter segurança e consciência. O time que foi a campo foi um time capaz de fazer um grande jogo. Nós enfrentamos uma marcação definida e forte, isso foi alertado, mas eles foram muito felizes no primeiro tempo – disse Dorival, antes de continuar:

– Nós não tivemos a mesma dinâmica que apresentamos em outras oportunidades. Tivemos a necessidade de alterar. Voltamos ao segundo tempo de outra forma e em outra postura. Empatamos logo no início e tivemos um volume bom, criamos oportunidades. Nós temos que respeitar quando isso acontecer, tirar todas as lições possíveis e devemos continuar trabalhando como sempre foi – finalizou em coletiva após o empate.

Dos ditos ‘titulares’, o Flamengo foi a campo com apenas Santos, David Luiz, Léo Pereira e Gabi. Outras peças foram utilizadas no segundo tempo: Everton Ribeiro e Pedro. A decisão de não utilizar o ‘time das Copas’, mesmo com a vantagem na Libertadores, trouxe à tona a discussão da busca pelo título nacional.

– Não foi a perda dos pontos. Perdemos uma rodada para se aproximar. Foge do contexto, temos de conviver. Não abrimos mão das três competições. Estamos nos mantendo vivos em todas elas. Atenção muito grande. Temos ótima vantagem para quarta-feira. Estamos focados nas três, não mudei o que vinha sendo feito no Brasileiro, na Libertadores e Copa do Brasil. Acontecem pequenos problemas, mas não podem nos tirar do rumo.

Agora, o Flamengo foca na Libertadores e enfrenta o Vélez Sarsfield para carimbar a vaga à final. Com 4 a 0 no jogo de ida, a segunda e decisiva partida acontece nesta quarta, às 21h30, no Maracanã.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo volta a campo no domingo, às 19h, contra o Goiás, no Estádio da Serrinha. O duelo é válido pela 26ª rodada, e o Rubro-Negro não poderá contar com Pedro e Gabigol, ambos suspensos.

Veja outras respostas:

Confiança no Brasileirão

Não altera nada. Não alteramos o nosso comportamento com a sequência de vitórias, nós não vamos alterar de forma alguma para os nossos próximos resultados. Cada partida é de uma forma. Temos que enaltecer a equipe do Ceará, que foi muito competente no que se propôs a fazer. Nós tivemos boas oportunidades de gol, não aconteceram, mas não é por isso que vamos jogar fora tudo o que está sendo desenvolvido. Tenho a convicção do que está sendo proposto e de que as coisas vão acontecer no momento adequado.

O que faltou para a vitória?

Teve ansiedade em relação ao momento, em relação a partida do Palmeiras ter acontecido no sábado… Você carrega tudo isso para dentro de campo, é uma situação natural. Nós tivemos um ótimo volume no segundo tempo, e não tivemos isso na primeira etapa. As oportunidades aconteceram, foram construídas, mas talvez não tenhamos tido a sorte que tivemos em outro momento. O goleiro do Ceará esteve em um ótimo momento.

Arbitragem

Prefiro não falar sobre arbitragem. Nós temos que buscar as soluções para os nossos problemas. A arbitragem fica de lado. Em um momento, você é favorecido, no outro, prejudicado. Nós temos que melhorar para o jogo seguinte. Estamos vivos na competição. Não há porque nos desesperar por conta de um resultado que não aconteceu. Tiramos uma diferença considerável.

Escalação do time

Arrependimento nenhum. Confio na equipe que coloquei em campo. Não podemos colocar na conta dos jogadores. Situação que você acredita e tem uma decisão tomada. Nós pensamos de outra forma, não quero correr risco, temos histórico sobre isso, só voltar no tempo. Precaução tem que fazer parte da nossa vida. Não quero é uma surpresa desagradável na quarta-feira. Futebol prega peças. (GE)