Foi um duelo direto que terminou bem para quem vinha mal. O Botafogo venceu o Fortaleza por 3 a 1 e venceu a primeira partida no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Além disso, encerrou o 100% de aproveitamento que a equipe cearense tinha no returno. Os visitantes venceram com dois gols de Eduardo e um belo gol de Marçal.

Quando a partida ainda estava 2 a 0, Robson teve a possibilidade de diminuir de pênalti, mas Gatito Fernández defendeu a cobrança e o rebote. No fim das contas, Fortaleza 1 x 3 Botafogo. O Fortaleza não havia levado um gol sequer no segundo turno do Campeonato Brasileiro e estava com 100% de aproveitamento. Com o resultado, o Botafogo fica em 13º lugar, com 30 pontos, mais longe do Z4. O Fortaleza tem o mesmo número e fica na 12ª posição, pelos critérios de desempate.

PRIMEIRO TEMPO

Grande performance do Botafogo. Porém, tudo seria diferente se, com menos de um minuto, Romarinho não perdesse uma chance clara na cara de Gatito Fernández. No decorrer da etapa inicial, o Glorioso foi se ajustando até chegar com extremo perigo. Eduardo, que já havia obrigado a Fernando Miguel fazer uma grande defesa, completou cruzamento de Jeffinho e abriu o placar. Logo depois, o meia completou desviou de Cuesta e ampliou para o Mais Tradicional.

SEGUNDO TEMPO

Tudo dava certo para o Botafogo. Até mesmo quando Mezenga, um desastre na lateral direita, cometeu pênalti sobre Galhardo. Gatito, porém, salvou o companheiro, defendendo a cobrança de Robson. Na sequência, Marçal acertou um lindo chute da entrada da área. Mais um gol do Fogão. Só que tinha que leva um, não é? Mezenga falhou de novo e permitiu que Moisés descontasse para o Leão do Fortaleza. Em seguida, o time da casa se lançou à frente, mas o Glorioso estava bem fechado.

FORTALEZA 1×3 BOTAFOGO
25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 4 de setembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Gol: Eduardo, 18’/1ºT (0-1); Eduardo, 36’/1ºT (0-2); Marçal, 18’/2ºT (0-3); Moisés, 24’/2ºT (1-3)
FORTALEZA: Fernando Miguel, Brítez, Benevenuto, Titi (Otero, 20’/2ºT) e Capixaba; Sasha (Lima, 32’/2ºT), Welison (Hércules, Intervalo) e Galhardo; Moisés, Robson (Romero, 30’/2ºT) e Romarinho (Pedro Rocha, Intervalo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
BOTAFOGO: Gatito; Rafael, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Fernandes e Eduardo (Pires, 23’/2ºT); Sá (Piazon, 31/2ºT), Jeffinho (Kanu, 31’/2ºT) e Tiquinho (Júnior Santos, 31’/2ºT). Técnico: Luís Castro
Árbitro: Ramon Abatti (SC)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (Fifa-SP)
Cartão Amarelo: Marçal, Eduardo (BOT) (Jogada 10)