A carreta do MT Hemocentro iniciou, nesta quinta-feira (01.09), a coleta de sangue no interior de Mato Grosso. A primeira cidade percorrida pela unidade móvel é Guiratinga. O objetivo é estar mais acessível aos doadores para manter o estoque de sangue abastecido no Estado.
“Atualmente estamos com baixo estoque de sangue e com o início das atividades da carreta vamos conseguir potencializar as doações e auxiliar os 141 municípios do estado com bolsas de sangue, que são utilizadas em hospitais durante cirurgias ou outros tratamentos de saúde”, diz a secretária Estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira.
Nesta quinta-feira, o atendimento em Guiratinga ocorre das 13h às 18h, na Avenida Rotary Internacional, Nº 1051. A carreta permanecerá até sexta-feira (02.09) na cidade, com atendimento previsto para ocorrer das 8h às 17h. No dia 12.09, o veículo segue viagem para Campo Verde, onde permanece até o dia 16.09. Dos dias 26.09 e 30.09, a unidade móvel fará coleta de sangue em Poconé.
“Queremos facilitar o acesso das pessoas à doação de sangue para, juntamente com a equipe do Hemocentro, ajudar a salvar vidas, porque com uma bolsa de sangue podemos salvar até quatro pessoas”, lembra a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
Não será necessário realizar agendamento prévio para fazer doação na carreta. Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 51kg, estar com o documento oficial com foto; menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto ficam impossibilitadas de doarem temporariamente. “O processo para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, pois o material usado na coleta do sangue é descartável, eliminando qualquer possibilidade de contaminação”, ressalta Gian Carla.
A carreta tem capacidade para atender entre 80 a 130 pessoas por dia. A unidade móvel conta com o apoio de 12 profissionais, entre médico, enfermeiro, técnico de enfermagem que atuam na sede do Banco de Sangue Público, localizado em Cuiabá. Em contrapartida, o município que recebe o veículo auxiliará na logística da carreta e fornecerá o suporte necessário em caso de alguma intercorrência.
Além da carreta, o MT Hemocentro ainda dispõe de duas unidades móveis, sendo um caminhão e um ônibus (hemobus).
Requisitos para doação
Para doação de sangue também é importante que o doador esteja em bom estado de saúde e siga as seguintes recomendações:
– Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
– Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher;
– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres;