O estudante de 17 anos que fez reféns e ameaçou alunos e um professor com uma faca dentro de uma sala do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, na terça-feira (30), deve responder pelo ato infracional análogo aos crimes de sequestro, cárcere privado e ameaça.
Como é menor de idade, ele responde a ato infracional e não crime.
Conforme a Polícia Civil, depois do episódio, o menor foi encaminhado para a Central de Flagrantes, onde foi ouvido pelo delegado plantonista.
Após o flagrante, ele seguiu para a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) e agora está à disposição da Vara da Infância e Adolescência de Cuiabá.
O incidente aconteceu dentro de uma sala do curso de Técnico de Informática, conforme o IFMT. O estudante, armado com uma faca, rendeu as vítimas e proferiu ameaças, dizendo que mataria todos.
Para reforçar as ameaças e impedir que alguém o impedisse, ele chegou a tirar todos os celulares dos estudantes, mas um aluno conseguiu acionar outro da instituição, que é PM. Este foi ao local e começou a negociação com o jovem, que acabou liberando as vítimas.
Depois de um tempo, ele foi rendido pelos policiais.
Sem registro de incidências
Por meio de nota, o IFMT informou que o adolescente não possui histórico de atendimento psicossocial nem ocorrência disciplinar dentro da instituição.
O campus salientou que possui um setor de atendimento psicossocial para seus estudantes, composto por psicólogos, assistentes sociais e enfermeira, além de segurança rigorosa na entrada e saída de alunos na instituição.
Por fim, disse que repudia qualquer tipo de violência e que instaurou um processo disciplinar contra o aluno, que pode ocasionar na sua expulsão.
Fonte: MidiaNews