O governador do Mato Grosso e candidato à reeleição, Mauro Mendes (União Brasil), lidera com 49% das intenções de voto na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos) da corrida ao governo do estado.
Em segundo lugar, vem Marcia Pinheiro (PV) com 8%. Considerando-se a margem de erro de três pontos percentuais, ela está empatada tecnicamente com o terceiro colocado, Marcos Ritela (PTB), que tem 6%.
Moisés Franz (PSOL) aparece com 2%. As pessoas que disseram que vão votar em branco ou anular o voto são 15%. Já 20% dos entrevistados disseram que não sabem ou não responderam.
Os dados são da pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (29). O levantamento foi encomendado pela Record TV e ouviu 1.500 pessoas por telefone, entre 26 e 27 de agosto de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-03215/2022.
Na pesquisa espontânea (em que não são apresentados os nomes dos candidatos), Mauro Mendes também lidera, com 19% das intenções de voto. Marcia Pinheiro aparece com 2% e Marcos Ritela tem 1%. Brancos e nulos são 6%.
Já 72% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.
Na abordagem induzida (em que o nome dos candidatos foi associado ao apoio de outro candidato à Presidência da República), Mauro Mendes, com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 53%.
Marcia Pinheiro, com apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece com 15%. Marcos Ritela, com apoio de Roberto Jefferson (PTB), tem 5%. O candidato Moisés Franz segue sem apoio e tem 2% da preferência do eleitorado.
Brancos e nulos são 11%. 14% dos eleitores não sabem ou não responderam.
De acordo com o levantamento, o governo de Mauro Mendes tem 65% de índice de aprovação. Já outros 29% dos entrevistados desaprovam a gestão de Mendes à frente do governo do estado. Seis por cento não sabem ou não responderam.
Segundo a pesquisa, 10% dos entrevistados acham o governo de Mauro Mendes ótimo. Para 34%, o governo é bom e outros 36% consideram o governo regular. Sete por cento acham que o governo é ruim, enquanto 9% disseram que acham o governo de Mendes péssimo. Quatro por cento dos eleitores não sabem ou não responderam.
Fonte: DO R7