O juiz Bruno D’Oliveira Marques, auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), alertou os candidatos que disputam as eleições em Mato Grosso em relação à propagação de notícias falsas e afirmou que o político que espalhar desinformação poderá sofrer a cassação de mandato.

“Caso ele espalhe notícias falsas que possam, de forma dolosa evidentemente, causar qualquer transtorno ao processo eleitoral como um todo, ou notícias falsas de maneira geral, a lei eleitoral sustenta que essa conduta configura abuso do poder dos meios de comunicação social e esse abuso pode ensejar a cassação”, afirmou em entrevista ao MidiaNews.

O magistrado ainda comentou sobre polarização destas eleições e declarou ser uma preocupação da Justiça Eleitoral o acirramento do embate entre os candidatos. No entanto, se mostrou confiante na competência do TRE para conseguir entregar uma eleição tranquila à população.

“A Justiça Eleitoral tem competência, tem expertise para realizar as eleições. O papel constitucional atribuído à Justiça Eleitoral é esse, ela realiza eleições há mais de 90 anos e tem se preparado para realizar as próximas eleições com a tranquilidade que o povo espera para votar no dia 2 de outubro”, disse.

Devido ao cenário rivalizado, o juiz relatou que haverá um reforço na segurança do pleito deste ano, junto com monitoramento de possíveis atos violêntos. Ao longo da entrevista, ele também comenta sobre a segurança das urnas eletrônicas e orienta os eleitores mato-grossenses.

Fonte: MidiaNews