Em noite decepcionante e com uma atuação péssima, o Grêmio perdeu em casa para o Ituano, pela 26ª rodada do Brasileirão, nesta sexta-feira (26). O Tricolor foi batido por 1 a 0, com gol de Lucas Dias, conhecendo sua quarta derrota na competição. A torcida gremista vaiou bastante a equipe e hostilizou, principalmente, o técnico Roger Machado.
A derrota do Grêmio interrompeu uma sequência de 11 jogos invicto dentro da Arena. Assim, os gaúchos seguem na terceira posição da competição, com 44 pontos. Por sua vez, o Ituano sobe para o sétimo lugar, chegando aos 37. Aliás, os paulistas ratificaram, graças à vitória, a melhor campanha do returno desta Série B.
Primeiro tempo
O Grêmio quase abriu o placar logo no começo. Aos três minutos, Bitello chutou em cima de Jefferson Paulino, após passe de Villasanti. Depois, Diego Souza cabeceou e novamente o goleiro do Ituano defendeu. Biel também testou o arqueiro, mas apesar do domínio gremista no início, os paulistas responderam. Léo Ceará e Aylon criaram oportunidades, sem maior perigo à baliza de Brenno.
Segundo tempo
O Grêmio voltou com Edílson, Natã e Guilherme Augusto. No entanto, o time piorou e foi o Ituano que quase abriu o marcador. Caíque cruzou e Gérson Magrão cabeceou no travessão. Posteriormente, Mário Sérgio perdeu outra chance. Por outro lado, o Grêmio errava tudo o que tentava e irritava seus torcedores.
Com efeito, o castigo veio aos 41 minutos. No primeiro escanteio do Ituano no jogo, Lucas Dias desviou com a coxa e fez o gol da vitória. A torcida gremista, que já estava impaciente, explodiu em vaias. Roger Machado foi xingado e gritos de “Renato, Renato” (em referência ao ex-treinador Renato Gaúcho), foram ouvidos na Arena.
GRÊMIO 0x1 ITUANO – 26ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Data e horário: 26/08/2022, às 19h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Público pagante: 13.734 torcedores
Renda: R$ 428.842,00
Gols: Lucas Dias, 41’/2ºT (0-1)
GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira (Edílson, intervalo), Geromel, Bruno Alves (Natã, intervalo) e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva (Guilherme Augusto, intervalo), Gabriel Teixeira, Bitello (Gabriel Silva, 25’/2ºT) e Campaz (Elkeson, 15’/2ºT); Diego Souza. Técnico: Roger Machado.
ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Dias, Bernardo e Mário Sérgio; Rafael Pereira (Carlão, 26’/2ºT), Caíque (Dudu Vieira, 36’/2ºT), Lucas e Gérson Magrão (Gabriel Barros, 26’/2ºT); Léo Ceará (João Victor, 36’/2ºT) e Aylon (Bruno Lopes, 15’/2ºT). Técnico: Carlos Pimentel.
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
Cartões amarelos: Nicolas (GRE); Rafael Pereira (ITU) (Jogada 10)