Imagine algo novo para sua vida e pense o quanto isso pode ser real, e ele será.
A técnica da imaginação consiste em imaginar algo no futuro e visualizar como seria o lugar, as circunstâncias, as pessoas etc. O nosso cérebro não sabe distinguir o que efetivamente é real daquilo que é imaginário.
O site “Administradores” apresenta um estudo que diz: “Um experimento incrível embasa essa habilidade que o cérebro tem de utilizar os mesmos circuitos durante a percepção de uma realidade externa e de uma realidade interna. Foi solicitado a um grupo de pessoas que sentassem ao piano e treinassem determinado acorde musical. Eles iriam ficar sentados ao piano durante uma hora, por 30 dias, treinando o acorde. A um outro grupo de pessoas foi solicitado que apenas imaginassem que estavam sentados ao piano treinando esse acorde musical, durante uma hora, por 30 dias. Ao final desse experimento, ambos os grupos foram analisados. Foi feito um mapeamento cerebral dos participantes e não houve diferença entre um grupo e outro. As mesmas áreas cerebrais foram ativadas”.
Leia Também:
– Diga não!
– Lançamento do novo livro: Ansiedade – Como gerenciar e superar os pensamentos sabotadores
– Lançamento do novo livro: Ansiedade – Como gerenciar e superar os pensamentos sabotadores
– Como manter a motivação nos estudos?
– Sofra as penalidades
– Será que existe sorte?
– Foco!
– Mudando a comunicação com a neurolinguística
– Vale a pena ficar na zona de conforto?
– Como melhorar a concentração?
– Série Governantes: Faça a sua parte!
-Trabalho remoto com Alta Performance
-A possibilidade da reconstrução
-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação
-O que você quer que eu lhe faça?
Se eu te disser que você ganhou um presente agora e que este presente é um carro novo, qual seria a sensação? Creio que seja de muita alegria e felicidade, pois você ganhou um belíssimo presente. No seu cérebro teremos a produção de neurotransmissores, como a dopamina, que vai te dar uma sensação boa de prazer.
Continuando com o raciocínio anterior, se eu falar que você ganhou um carro, mas que você o receberá se estudar 5 horas por dia, durante 3 meses, qual será a sensação? Creio que também seja de muita alegria, liberando os neurotransmissores, apesar de o presente ser condicionado, aposto que o seu empenho durante os meses seguintes será de muito foco e dedicação, pois saberá que ao final dele o presente estará garantido.
No período até chegar os 3 meses, penso que a sua imaginação será bem frutífera, ou seja, você imaginará qual o carro, o modelo, a potência, você pensará em si mesmo dentro dele, apresentando o veículo aos amigos, passeando no shopping e em outros lugares, e assim por diante. A cada pensamento, com o futuro, o seu corpo e a sua mente mantêm o foco e a concentração, para concluir o período combinado. Consigo ver você acordando mais disposto e animado, se cuidando melhor, aprendendo mais, pois tudo vai valer a pena, uma vez que basta estudar por 90 dias e o prêmio estará garantido.
A técnica da imaginação funciona desta forma: eu não tenho nada no presente, mas tenho perspectivas de sonhar e conseguir no futuro.
Para fins de concursos públicos, funciona assim também, pois você sonhará com o cargo que escolheu. Você se imaginará tomando posse no cargo, entrando em exercício e começando a trabalhar, aprendendo novos assuntos na prática, se relacionando com novos colegas de trabalho e recebendo o tão sonhado salário do cargo. Ao pensar e imaginar esse propósito, a sua vida e os seus estudos fluirão melhor.
No livro “Alta Performance”, do autor Paulo Vieira, ele diz que todas as vezes que nos comunicamos com o nosso corpo, ele lê, pensa, sente e age para atingir os seus objetivos.
Para entender melhor: se você disser e reafirmar que é um indivíduo dotado de pouca inteligência, o seu cérebro vai entender assim, você terá esse sentimento e, provavelmente, ficará triste e ressentido, e pensará que não vale a pena estudar, pois você não é uma pessoa inteligente.
Se você sonha, pensa, sente e age como uma pessoa vitoriosa, uma pessoa melhor e alegre, um excelente estudante, o mais inteligente da turma, saiba que você será essa pessoa, contudo, se você pensar de outra forma, sabe que você será aquilo que pensou e sonhou. Nas duas formas de pensar, entenda que você terá razão, mas não quer dizer que isto seja o melhor para a sua vida.
A decisão é sua! Toda grande mudança deve começar pela imaginação e pensamentos. Você tem a possibilidade de utilizar a técnica de imaginação para que o seu corpo e cérebro trabalhem em função do que sonhou e o que deseja para a sua vida. Os neurotransmissores estarão à disposição da nossa vida, aproveite e utilize o máximo que puder dessas substâncias para turbinar o seu cérebro.
FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz” e “Singularidade”.
INSTAGRAM: @francisneyliberato
CONTATO: fawww.facebook.com/profile.php?id=100004779404481
SITE: www.francisney.com.br