Com a bandeira da segurança como principal proposta do movimento Brasil e Mato Grosso mais seguros, Coronel Assis defende o fortalecimento das escolas estaduais militares Tiradentes. Para o candidato a deputado federal, esse modelo de ensino reúne o que considera o tripé para que a educação funcione: segurança, disciplina e resultados.

Em Mato Grosso, quase 12 mil alunos são atendidos pelo sistema e pontuam uma média no IDEB acima das demais escolas. Enquanto as escolas estaduais obtiveram média de 4,5 – abaixo da nacional que é de 4,7 – a média das escolas Tiradentes foi de 6,4 pontos, sendo que a melhor pontuação entre essas escolas alcançou 7,1.

“O aluno tem que sair da escola básica e estar pronto para enfrentar qualquer desafio do mercado de trabalho. Para que isso aconteça, não vejo outra forma que não seja por meio de um ambiente escolar seguro, disciplinado e que gera resultados. As Escolas Tiradentes são exemplo de que a educação pública pode ser de qualidade sim, e eu sou um defensor convicto deste modelo”, avalia coronel Assis.

A rotina nas Escolas Estaduais Militares Tiradentes é marcada por atividades que valorizam o sentimento de amor e respeito à pátria e aos símbolos nacionais, como as bandeiras do Brasil e de Mato Grosso, assim como aos hinos nacional e estadual.

O sentimento de responsabilidade também é estimulado. Nas salas, existe o revezamento em obrigações como a de apresentação da turma aos professores. Uma forma de respeito à hierarquia, cujo propósito é ordenar o bom funcionamento das atividades escolares. “Quem aprende a respeitar um professor também aprende a respeitar o pai e a mãe em casa. Do mesmo modo, vai respeitar as leis, o ambiente de trabalho, os locais públicos”, diz Assis.

A disciplina pode ser vista na organização das carteiras, a higiene dos ambientes, o silêncio nas salas de aula, a concentração – que, inclusive, permite aos professores ter um desempenho profissional melhor na sala de aula.

Assis conta que nas visitas que tem feito aos municípios, escuta relatos das comunidades escolares de que a implantação do modelo disciplinar colocou fim a problemas como violência, drogas, indisciplina, evasão escolar, entre outras situações consideradas “absurdas e que jamais deveriam fazer parte de um ambiente escolar”.

“Eu acredito nas escolas Tiradentes como uma forma de dar solução necessária e urgente para o nosso sistema de ensino. Os professores, os pais, os servidores e os alunos querem um ambiente de paz para trabalhar e estudar. Um lugar onde haja segurança”, defende coronel Assis.

Nos três anos em que foi comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, entre 2019 e 2022, coronel Assis foi responsável pelo fortalecimento das Escolas Tiradentes no Estado, passando de sete para 24 unidades.  Em convênio com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), a PMMT é responsável pela administração das escolas.