O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou, na manhã desta quinta-feira (18), o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV dos seis candidatos ao Senado por Mato Grosso.
Os postulantes dividirão o tempo de 5 minutos, tanto na TV como no rádio.
Conforme a Justiça Eleitoral, o maior tempo de televisão ficará com o candidato à reeleição Wellington Fagundes (PL), da Coligação Mato Grosso Avançando Sua Vida Melhorando, com 2m35s. Isso representa mais da metade de todo o tempo disponível.
O segundo maior tempo ficou para Neri Geller (PP), com 1m40s da Coligação Para Cuidar das Pessoas.
Os outros candidatos, que não possuem coligações, ficaram com segundos de tempo de propaganda.
Sendo: Antônio Galvan (PTB) e José Roberto (Psol), ambos com 11 segundos; Kássio Coelho (Patriota), 10 segundos; e Feliciano Azuaga (Novo) com 9 segundos.
As emissoras de TV e rádio, ao divulgarem o horário eleitoral gratuito, deverão seguir uma sequência de partidos determinado pela Justiça Eleitoral. A sequência foi definida por meio de sorteio.
Assim, ficou estabelecida a seguinte sequência: Coligação Para Cuidar das Pessoas, Patriota, PTB, Federação Psol Rede, Coligação Mato Grosso Avançando Sua Vida Melhorando e Novo.
A veiculação nessa ordem ocorre no primeiro dia de veiculação, de que modo que no segundo dia o primeiro passa ser o último e a segunda coligação a primeira a ser vinculada e assim sucessivamente.
A propaganda eleitoral gratuita tem início no dia 26 de agosto e vai até o dia 29 de setembro nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisões que operam em VHF e UHF, bem como os canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa e das câmaras municipais em Mato Grosso.
Exibição
A campanha eleitoral gratuita é exibida de segunda a sábado e tem duração de 25 minutos. No rádio, serão transmitidas das 7h às 7h25, e o segundo das 12h às 12h25. Na televisão, as exibições acontecem entre às 13h e às 13h25 e das 20h às 20h25.
Conforme a Justiça Eleitoral, às segundas, quartas e sextas-feiras, serão exibidos, nesta ordem, propagandas dos candidatos a senador, a deputado estadual e a governador.
Serão 5 minutos para os postulantes ao Senado e 10 minutos para cada um dos outros cargos.
Às terças e quintas-feiras e aos sábados, os candidatos às presidência da República e deputados federais terão o tempo.
Fonte: MidiaNews