É questão de horas para que o vereador e ex-prefeito Wanderley Paulo (PP), de Sorriso, seja anunciado como candidato a vice-governador de Mato Grosso, na chapa de oposição encabeçada pela primeira-dama Márcia Kuhn Pinheiro (PV), de Cuiabá.
O acordo vem sendo costurado, na surdina, desde que o ex-secretário Vanderlúcio Rodrigues deixou a vaga de vice em aberto e reassumiu a pré-candidatura a deputado estadual pelo PP.
Os dirigentes de partidos da oposição não confirmam nem desmentem a informação. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), um dos responsáveis pela costura do compromisso, não atendeu nem retornou às ligações da reportagem do portal de notícias Cuiabano News. Sua assessoria esclareceu que normalmente Pinheiro não trata de política-partidária em horário de expediente.
Márcia Pinheiro estaria em reunião, segundo a sua assessoria, e sem condições de atender à reportagem. O presidente do PP, deputado federal Neri Geller, também não atendeu nem retornou às ligações da reportagem do Cuiabano News.
Teria partido da própria Márcia Pinheiro a cobrança de um vice identificado com o Nortão mato-grossense, especialmente com as regiões com força no agronegócio. Antes de aprovarem o perfil de Wanderley, chegou-se a especular internamente nomes de Lucas do Rio Verde e Sinop, além de Sorriso.
Wanderley Paulo da Silva tem 52 anos e se encontra no quinto mandato, na Câmara de Sorriso. Ele foi vice-prefeito (2009-2012) na chapa do então prefeito Chicão Bedin (MDB) e, em três ocasiões, assumiu a chefia do Poder Executivo de Sorriso.
Desde o ano passado, é um dos coordenadores da Frente Parlamentar dos Vereadores de Mato Grosso e do Pará, na luta por infraestrutura, principalmente ferrovias.
Considerado “cria” de movimentos das bases populares e organizações sociais, Wanderley Paulo possui forte atuação nos bairros humildes de Sorriso, principalmente na Zona Leste. Ele foi um dos responsáveis pela criação e fortalecimento da Cooperativa de Trabalho dos Prestadores de Serviço de Sorriso (Coopservs), uma das insituições que há anos contribuem para a geração de emprego e renda, no município.
Neste ano, Wanderley Paulo colocou seu nome como pré-candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Todavia, uma reviravolta, no processo eleitoral, pode colocá-lo na chapa majoritária da coligação oposicionista.
(Colaborou Nathan Ronaldo Scolari)