Durante a Convenção Partidária do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Cuiabá, o candidato à deputado estadual, ex-prefeito do Município de Nova Ubiratã por dois mandatos engenheiro agrônomo Valdenir Santos afirmou que pretende impulsionar a economia em Mato Grosso
Para o pré-candidato à deputado, com uma população estimada em mais de 12.500 mil habitantes, Nova Ubiratã obteve um crescimento economicamente falando. Por meio da proximidade com os produtores, de mão unidas alcançamos o desenvolvimento e conquistamos o êxito, alavancando o município como região potencializada do agronegócio, tornando igualitária as outras cidades pertencentes ao eixo da BR-163. “
Uma das suas principais ações traçadas por Valdenir está ligada ao avanço da agricultura familiar. Campo que propõe oportunidades à população de todo Mato Grosso. Pretendendo ir além do que realizou em Nova Ubiratã através de projetos de incentivo de forma expansiva no estado.
“ Atualmente mais de 120 mil famílias mato-grossenses trabalham nessa atividade que emprega 51% da mão de obra no campo, representando 70% dos estabelecimentos rurais, segundo dados da Secretária Estadual de Agricultura Familiar. Nossa meta é ultrapassar esses números, e expandir os principais produtos oferecidos”, disse Valdenir.
Na gestão de Nova Ubiratã, o pré-candidato estive à frente da presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa), durante dois anos. O Cidesa é formado por 12 cidades do norte de Mato Grosso e possui entre suas propostas a descentralização das licenças ambientais junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e a regularização fundiária nas áreas rurais e urbanas dos assentamentos, principalmente porque o mesmo atende mais de 7,5 mil famílias e tem como meta o fomento da agricultura familiar.
“ Também fui presidente do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. Com isso, agregamos proposituras e ações direcionadas ao campo e a saúde. Durante a gestão nesses consórcios, tive a oportunidade de conhecer as maiores dificuldades enfrentadas em nossa região. Adquiri experiência regional para definir prioridades. Batalhei incansavelmente em prol do crescimento regional. Foi preciso expandir essas prioridades em torno da saúde, economia, educação, infraestrutura, moradia e segurança. Levando esses investimentos aos moradores de todas as cidades do Médio Norte de Mato Grosso. Meu objetivo é trabalhar as ações nas cidades de Mato Grosso de todas as regiões”, disparou ele.
Como prefeito de Nova Ubiratã Valdenir fez parte da realização do sonho de muitas famílias com a chegada da energia elétrica em 100% das propriedades rurais, na qual tornou a cidade a capital da Titulação Agrária, ajudando inúmeros produtores rurais. Um marco histórico com a titulação agrária, exemplo para a criação do Programa Titula Brasil, do Governo Federal. Dos quatro assentamentos de Nova Ubiratã, com 960 lotes, a Titulação Agrária foi responsável pela entrega de mais de 700 títulos. E pretendo agregar essas ações em outras regiões que carece desse benefício.

“ Em oito anos de minha gestão, o município expandiu de forma considerável , com resultados positivos. Um deles foi o crescimento do orçamento, passando de 28 milhões para 86 milhões, em 2022, ou seja, 207% de aumento na arrecadação, o que garantiu mais investimentos no campo e na cidade. Em minha administração conquistamos 13 hectares para a construção de 270 casas populares, garantindo moradia para centenas de famílias. A ideia juntamente com o governo federal, realizar os sonho de famílias em todo estado com a casa própria. Vale ressaltar que sou responsável pelos estudos e a busca por investimentos para o asfaltamento de rodovias que ligam Nova Ubiratã as cidades de Lucas do Rio Verde e Vera onde depois de pronta contribuirá para a logística e o escoamento dos produtos agrícolas para fora de Mato Grosso”, afirmou o pré-candidato.
Ao afirmar as ações em investimento aplicados na Saúde, Educação, Esporte e Lazer do município , Valdenir explicou que arregaçará as mangas em prol da qualidade de vida da população Mato-grossense que mais necessita de estrutura.