Após registar quase 40 graus Célsius no último dia 2,  e ser a cidade mais quente do Brasil, Cuiabá terá um breve alívio nas temperaturas na próxima semana. Cuiabá e Várzea Grande devem registar mínima de 14 graus Célsius, na próxima quarta-feira (10) e quinta-feira (11),  enquanto Chapada dos Guimarães tende a ter mínima de até 12 graus Célsius, nas mesmas datas.

Isso porque, segundo os portais Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do INPE; Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); e ClimaTempo, a Região Metropolitana vai finalmente registar ocorrência de chuva no decorrer desta semana, reduzindo bastante as altas temperaturas e aumentando a unidade relativa do ar.

Os sites aponta grandes chances de as chuvas chegarem já nesta segunda-feira (8) ou talvez na terça-feira (9), com grande aumento de nuvens. A mínima será de 23 graus.

Já nesta terça-feira (9), os cuiabanos podem tirar os casacos do armário e preparar o guarda-chuva, porque as previsões indicam mínima de 17 graus Célsius ou até 16 graus, períodos nublados e chuva a qualquer hora do dia. A unidade deverá chegar a 90%, de acordo com o Inmet.

Então, nesta quarta-feira e quinta-feira não há previsão de chuva. Todavia,   as temperaturas amenas continuam e os termômetros devem registrar mínimas de 15 e 16 graus, respectivamente, na Região Metropolitana de Cuiabá.

Os termômetros voltam a subir na próxima sexta-feira (12), mas ainda não chove. A mínima deverá ser de 19 graus Célsius.

E, em sendo assim, a partir do próximo sábado (13), a tendência é de que as temperaturas aumentem, voltando às clássicas mínimas em torno de 20 graus e máximas acima de 35 graus Célsius.