A noite em Montevidéu tinha tudo para ser de festa na reestreia de Luis Suárez com a camisa do Nacional, mas o Atlético-GO deu um banho de água fria nos uruguaios e venceu a partida de ida das quartas de final da Sul-Americana por 1 a 0, com gol de Luiz Fernando. O goleiro Renan, que saiu do banco ainda no primeiro tempo após lesão no ombro de Ronaldo, fez grandes defesas e ajudou a garantir a vitória.

Luis Suárez é o maior artilheiro da seleção do Uruguai e teve grande sucesso na Europa em suas passagens por Liverpool e Barcelona. Contudo, o atacante entrou em campo no Parque Central aos 28 minutos do segundo tempo e não conseguiu evitar a derrota em casa, apesar de criar uma grande chance para sua equipe na reta final do jogo.

Mesmo em má fase no Campeonato Brasileiro, onde não vence há sete rodadas, o Atlético-GO segue muito bem nas competições mata-mata e está vivo nas fases finais da Sul-Americana e da Copa do Brasil.

Atacante Luis Suárez fez sua reestreia com a camisa do Nacional, clube que o revelou para o futebol – Divulgação / Conmebol

O jogo

Mesmo com uma postura mais defensiva o Atlético-GO conseguiu ser competitivo e fez um grande primeiro tempo. A melhor chance do Nacional foi aos 16 minutos, em cobrança de falta de Fagúndez, na qual Ronaldo defendeu. Porém, o goleiro machucou o ombro no lance e precisou ser substituído por Renan. Pouco depois, o Dragão abriu o placar em bela jogada de Léo Pereira que cruzou na medida para Luiz Fernando cabecear para o fundo do gol.

O Nacional voltou do intervalo com uma postura mais ofensiva e foi em busca do empate. Os donos da casa pressionaram, mas pararam em grandes defesas do goleiro Renan. Aos 28 minutos, Luis Suárez entrou em campo e o Nacional foi para o tudo ou nada. Porém, em uma jogada que contou com a participação do ‘El Pistolero’, Ignacio Ramírez desperdiçou a melhor chance do Nacional no jogo e acertou a trave do Atlético-GO já nos acréscimos da partida. Mesmo com a pressão dos donos da casa, o Dragão conseguiu segurar a vantagem e o placar de 1 a 0 prevaleceu até o apito final.

NACIONAL 0x1 ATLÉTICO-GO

Data e horário: 02/08/2022, às 19h15 (de Brasília)
Local: Gran Parque Central, em Montevidéu (URU)
Nacional: Sergio Rochet; Lozano (Otormín, aos 40′ do 2t), Léo Coelho, Marichal e Cándido (José Rodríguez, aos 40′ do 2t); Trezza (Ocampo, aos 19′ do 2t), Yonathan Rodríguez (Ignacio Ramírez, aos 40′ do 2t) e Carballo; Zabala, Franco Fagúndez (Luis Suárez, aos 28′ do 2t) e Emanuel Gigliotti. Técnico: Pablo Repetto.
Atlético-GO: Ronaldo (Renan, aos 21′ do 1t); Hayner, Wanderson, Klaus e Arthur Henrique (Jefferson, aos 32′ do 2t); Baralhas, Edson Fernando e Jorginho (Marlon Freitas, aos 31′ do 2t); Léo Pereira (Wellington Rato, aos 32′ do 2t), Diego Churín (João Peglow, aos 41′ do 2t) e Luiz Fernando. Técnico: Jorginho.
Gol: Luiz Fernando, aos 23′ do 1t (0-1);
Árbitro: Eber Aquino (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e José Cuevas (PAR)
Quarto árbitro: Derlis Lopez (PAR)
VAR: Carlos P. Benitez (PAR)
Cartões amarelos: Marichal (NAC); Léo Pereira, Churín, Baralhas, Jorginho e Hayner (ACG) (Jogada 10)