O Fluminense foi até a Vila Belmiro, nesta segunda-feira (1/8), ostentando 11 jogos de invencibilidade, futebol de primeira e o terceiro lugar na tabela do Brasileiro. Teve a bola no pé, mas viu o Santos, ser mais objetivo no ataque e eficaz na defesa. Dessa forma, o Peixe abriu o placar com Luiz Felipe.  Mas o Tricolor virou no segundo tempo com Ganso e com Árias. Peixe morto? Nada disso. Marcos empatou. 2 a 2 em ótimo jogo.

Com o fechamento da 20ª rodada, o Fluminense permanece em terceiro lugar, com 35 pontos. Porém, vê o líder Palmeiras (que venceu o Ceará) fechar a rodada com sete de vantagem. Já o Santos permanece em nono, mas com 27 pontos.

Primeiro tempo

Embora o Fluminense tivesse maior posse, o Peixe foi perigoso e criou boas oportunidades. Mas abriu o placar em  lance sem querer. Um escanteio cobrando por Sánchez pela esquerda teve um desvio e bateu nas costas de Luiz Felipe. O zagueiro chegou a tomar um susto ao ver a bola entrando. Santos 1 a 0. E, enfim o término de uma seca: foi o primeiro tento do defensor em dois anos.

Atrás do placar, o Fluminense passou a buscar finalizar mais. Além disso, o Santos deu a bola de vez para o rival (o Flu teve 65%). Mas aí parou nas boas defesas de João Paulo. Ele foi bem demais em arremates de Nonato e de Samuel Xavier, garantindo que o Santos fosse para o intervalo com a vantagem.

Segundo tempo

O Fluminense voltou ainda mais ofensivo (saiu o zagueiro Luccas Claro e entrou o apoiador Martinelli). O time ficou em cima, mas a primeira chance que teve João Paulo defendeu. Lisca colcoou o time mais defensivo ao titar Sánchez e colocr o volante Sandruy e se deu mal. Sandry pouco depois fes um pênalti bobo em Matheus Martins. Ganso cobriu e marcou, aos 25. Dois minutos depois, erro da defesa do santos e Árias virou para o Flu,

Aí o Santos foi para o desespero. Mas Lisca acertou nas mudanças. Ângelo e Rodrigo Fernández deram qualidade ao ataque. E, aos 40, um lançamento de Fernández achou Ângelo bem colocado. Dele para Marcos Leonardo e… 2 a 2. Os minutos finais foram animados e Lucas Braga quase fez o gol da revirada do Peixe.

SANTOS 2 x 2 FLUMINENSE

20ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 01/08/2022, às 20h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público: 11.943
Renda: R$ 372.325,00
SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Luiz Felipe e Felipe Jonathan; Camacho (Rodrigo Fernández, aos 33′ do 2ºT), Vinícius Zanocelo (Ângelo, aos 33′ do 2ºT)e Carlos Sánchez (Sandry, aos 17′ do 2ºT); Lucas Barbosa (Leo Baptistão, aos 21′ do 2ºT), Marcos Leonardo e Lucas Braga. Técnico: Lisca.
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro (Martinelli, no intervalo) e Caio Paulista; André, Nonato Willian, aos 48′ do 2ºT) e Paulo Henrique Ganso (David Duarte, aos 35′ do 2ºT) ; Jhon Arias (Pineida, aos 43′ do 2ºT), Matheus Martins (Wellington, aos 35′ do 2ºT) e Cano. Auxiliar Técnico: Eduardo Barros*.
(*) Fernando Diniz é o treinador, mas  cumpriu suspensão
Gols: Luiz Felipe, aos 15′ do 1ºT (1-0); Ganso, aos 25′ do 2ºT (1-1); Árias, aos 27′ do 2ºT (1-2); Marcos Leonardo, aos 40′ do 2ºT (2-2)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Leo Baptistão**, Camacho e Madson (SAN); Caio Paulistra, André, Wellington (FLU)
(**) O jogador levou cartão, mas do banco. (Jogada 10)