A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, para combater a receptação de celulares roubados e furtados. Os policiais recuperaram 17 aparelhos eletrônicos de origem ilícita, avaliados em mais de R$ 35 mil e 17 pessoas foram autuadas em flagrante.
A Operação Tela Riscada foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf), região metropolitana de Cuiabá.
Entre os itens apreendidos, estão três smartphones que foram furtados durante um show no estacionamento da Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
No estado, o número deste tipo de crime aumentou 44,2% entre 2020 e 2021, de acordo com dados do 16º Anuário de Segurança Pública.
A delegada Elaine Fernandes de Souza, da Derf/VG, explicou que os criminosos aproveitam a aglomeração dos shows para subtrair os aparelhos eletrônicos sem que as vítimas percebam.
Outro caso ocorreu quando a vítima desceu do transporte coletivo no bairro Costa Verde e seguia em direção à casa dele, quando foi parado por um suspeito armado, que levou o celular da vítima avaliado em R$ 2 mil.
Um entregador de aplicativo também teve o aparelho eletrônico furtado enquanto fazia uma entrega no bairro Jardim Paula. A Polícia Civil conseguiu recuperar o celular dele.