Nesta quinta-feira (28/7), no Castelão, contra o Fortaleza,  o Fluminense fez ótimo primeiro tempo. Fez um belo gol com Nonato e poderia ter saído para o intervalo com vantagem maior (Nonato teve um gol anulado em lance polêmico). Na etapa final, o time da casa foi muito melhor. Com o Flu recuado, o Fortaleza meteu duas na trave e teve um gol anulado (Romero) por milímetros. Mas, no fim, o time carioca levou a melhor, segurando a ferro e fogo o placar de 1 a 0.

Com isso, o Fluminense leva a vantagem para  jogo da volta, no Maracanã. O empate o classifica para a semifinal (contra Corinthians ou Atlético-GO). O Fortaleza, caso vença por um gol, leva a decisão para os pênaltis. Caso vença por dois gols, avança e elimina os cariocas.

Primeiro tempo

Etapa movimentada, com os times buscando o ataque e o Fluminense superior. Foi dos cariocas os dois principais lances, ambos polêmicos. Na primeira, uma falta de Capixaba em Nonato que fez o jogador levar amarelo, mas os Tricolores pediram vermelho. Depois, aos, 30, um grande lance de Samuel Xavier pela direta que cruzou ara Lance dar passe de calcanhar e Nonato marcar. Mas o VAR alegou falta n início do lance, na intermediária. Gol anulado.

Mas aos 34, nova jogada pela direita de Samuel Xavierque cruzou:  Arias deu calcanhar para Cano. O artilheiro e de calcanhar. Nonato bateu e fez  1 a 0. Gol espetacular.

Segundo tempo

Tudo mudou. O Fortaleza (com Moisés no lugar de Lucas Lima)  foi bem mais ofensivo, enquanto o Fluminense recuou demais. Foi muito pressão e duas bolas na trave, Um voleio de Robson e um chute de fora da área de Lucas Crispim. Somente aos 37, num chute de Marrony (entrou na vaga de Cano) que o Tricolor assustou. os 41, o Fortaleza empatou com Romero. Mas eles estava milímetros à frente da zaga e o árbitro Raphael Claus, com a confirmação do VAR anulou. Melhor para o Tricolor. No maior sufoco.

FORTALEZA 0 x 1 FLUMINENSE

Copa do Brasil – Quartas de final – Jogo de ida
Data: 28/07/2022
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Público: 29.898
Renda: R$ 366.345,00
FORTALEZA: Marcelo Boeck; Ceballos, Brítez, Marcelo Benevenuto e Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Ronald (Otero, aos 21′ do 2ºT), Lucas Lima (Moisés, no Intervalo) e Lucas Crispim; Robson (Romero, aos 35′ do 2ºT) e Thiago Galhardo (Lucas Crspim, aos 21′ do 2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato (Felipe Melo, aos 22′ do 2ºT) e Paulo Henrique Ganso (Martinelli, aos 15′ do 2ºT); Jhon Arias (Yago Felipe, aos 38′ do 2ºT), Matheus Martins (Willian Bigode, aos 22′ do 2ºT)e Cano (Marrony, aos 22′ do 2ºT). Técnico: Fernando Diniz.
Gol: Nonato, aos 34′ do 1ºT (0-1)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP).
Cartões amarelos: Juninho Capixaba, Lucas Sasha, Lucas Crispim (FOR); Nonato.  (FLU) (Jogada 10)