O Atlético-MG encara o Cuiabá nesta quinta-feira, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, podendo assumir a liderança da competição, desde que vença seu jogo e conte com derrota do Palmeiras frente ao América-MG. Será a chance de três novos jogadores do Galo aparecerem. Os reforços Alan Kardec, Pedrinho, Cristian Pavón e estão relacionados. Oportunidade de estreias na Arena Pantanal. Jemerson ficou em BH, entretanto, mas está no BID.

No caso do trio de atacantes, são quase sete meses sem uma partida oficial. Apenas Kardec entrou em campo em 2022, e, mesmo assim, para uma partida no primeiro dia do ano. Jemerson, por sua vez, também não joga há três meses, mas é quem tem um jogo oficial mais recente, entre os reforços (veja abaixo).

Cristian Pavón gera grande expectativa, ao mesmo tempo que buscará ritmo de jogo. Afinal, não atua desde o fim de dezembro de 2021. Além do mais, precisa cumprir seis jogos de suspensão na Libertadores e, ainda que ele tenha recorrido, só pode reforçar o Galo no Brasileiro.

No caso de Pedrinho, o Atlético fez um acordo direto com o Shakhtar, e o atacante não precisará cumprir a determinação da Fifa, que dizia que jogadores que deixaram a Ucrânia sob contrato suspenso só podem ser registrados nos novos clubes a partir de 1º de agosto.

Ele atuou na Champions League passada, era um dos destaques do clube ucraniano na Liga, mas, por conta da Guerra Rússia x Ucrânia, não atuou em 2022. Todos os quatro reforços do Atlético vieram “livres”, ou seja, sem a aquisição de direitos econômicos junto a outros clubes.

Em busca de ritmo

Jemerson

A última partida do zagueiro foi em 24 de abril, na 34ª rodada do Campeonato Francês. Acabou expulso de campo na derrota do Metz para o Stade Brestois. Pouco depois, Jemerson e o Metz informaram um acordo mútuo para a rescisão do contrato. Foram 15 jogos na Ligue 1.

Jemerson voltou ao Atlético após seis anos  — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Jemerson voltou ao Atlético após seis anos — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Pedrinho

Por conta da guerra Rússia x Ucrânia, o atacante não atuou oficialmente em 2022. Sua última partida pelo Shakhtar foi em 11 de dezembro de 2021, na vitória de 2 a 1 contra o FK Oleksandriya. No campeonato ucraniano, Pedrinho somou 11 partidas, com três gols e duas assistências. Também atuou pela Champions League, no mesmo grupo do Real Madrid, que seria o campeão.

Cristian Pavón

Outrora titular do Boca Juniors, o atacante optou por não renovar o contrato que acabou em 30 de junho. Portanto, foi afastado da equipe principal e também não fez partida oficial neste ano. Sua última apresentação no Boca foi em 14 de dezembro, amistoso contra o Barcelona em homenagem a Diego Maradona. Alguns dias antes, a última partida oficial (11/12), quando fez dois gols na vitória de 8 a 1 contra o Central de Córdoba.

Pavón ainda tem punição a cumprir na Libertadores — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Pavón ainda tem punição a cumprir na Libertadores — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Alan Kardec

O atacante saiu da China após longo período, quando o contrato no Shenzhen expirou. Sua última partida oficial foi em 1º de janeiro de 2022. Pelo Campeonato Chinês, ele marcou o gol da vitória, de pênalti, contra o Hebei FC. Kardec fez 19 jogos na temporada 2021 da China, com 12 gols e 3 assistências.  (GE)