Em jogo bastante equilibrado, o Santos venceu o Botafogo por 2 a 0, na Vila Belmiro, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Foi um duelo de duas equipes que vivem problemas internos, pressionadas, e o desempenho em campo fez justiça ao momento, no sentido positivo. As duas equipes buscaram o gol, fizeram os goleiros rivais trabalharem, mas venceu quem teve mais precisão. Os gols foram marcados por Léo Baptistão e Marcos Leonardo.
A primeira etapa
O Botafogo chegou com atitude à Vila Belmiro e dominou os primeiros minutos do jogo. Até os 15 minutos, ocorreram quatro finalizações de perigo do Botafogo. As duas principais foram de Lucas Fernandes, que acertou a trave, e Matheus Nascimento, que, livre na área, chutou em cima de João Paulo.
A partida caminhou para um equilíbrio em meados do primeiro tempo. Por uma reação, Marcelo Fernandes trocou o lado dos pontas. Ângelo foi para direita e Baptistão para a esquerda, e a mudança funcionou. O Peixe começou a levar mais perigo e chegou ao gol aos 32 minutos. Após bola aérea na área do Botafogo, Saravia não conseguiu tirar e a bola ficou com Baptistão, que abriu o placar.
Logo depois, Zanocelo quase ampliou em bom chute defendido por Gatito. Mas, atrás no placar, o time carioca voltou a pressionar principalmente nas fugas de habilidade de Jeffinho e levou perigo nos chutes de meia distância, mas não conseguiu igualar o resultado.
O segundo tempo
À frente no placar, o Peixe voltou do intervalo com uma postura mais cautelosa. Se fechou em seu campo e esperou o melhor momento para contra-atacar. Diante de uma defesa fechada, o time carioca girava a bola no campo de ataque em busca de espaços. A melhores oportunidades do Botafogo saiam das escapadas de Jeffinho pela ponta esquerda.
Veloz e habilidoso, o atacante deu trabalho para Madson e conseguiu distribuir alguns bons passes. Mas o Santos fugiu da pressão em um ótimo contra-ataque, em que Marcos Leonardo ganhou disputa com Kanu e invadiu a área do Botafogo livre para ampliar o resultado, com chute rasteiro no canto.
O roteiro do segundo tempo continuou o mesmo: posse de bola para os cariocas e o Peixe na defesa. Sauer e Erison tiveram ótimas oportunidades no fim, mas pararam em grandes defesas de João Paulo. Ao lado de Bauermann, o goleiro foi destaque da vitória do Santos.
Como fica
Com a vitória, o Santos chegou a 25 pontos e subiu para a nona posição na tabela. O Botafogo, por sua vez, caiu para 12º lugar, com 21 pontos, apenas três acima da zona de rebaixamento. (GE)