Não foi fácil. Mas, diante de quase 40 mil torcedores, o Palmeiras venceu o Cuiabá no sufoco por 1 a 0, neste segunda-feira (18), no Allianz Parque, no fechamento da 17ª rodada desta edição do Campeonato Brasileiro. O Verdão, que precisava de apenas um empate para ser líder, ampliou a sua margem sobre os principais concorrentes, somando, agora, com 33 pontos. Já o Dourado que entrou com um ‘ferrolho’ e fechou  seu campo com três zagueiros fica na segunda parte da tabela, com 19, em 15º lugar.

O Cuiabá até tentou assustar, foi algumas vezes ao ataque, mas não reagiu diante de um rival melhor. O Palmeiras de Abel Ferreira reage rapidamente após a eliminação na Copa do Brasil e vence no Brasileirão após três jogos de jejum (empates com Avaí e Fortaleza, e derrota para o Athletico-PR).

Com o gol de Veron, o Palmeiras atingiu a marca de 100 gols em 2020. O Palestra é o primeiro time da Série A que alcança esta marca durante a temporada. Um número importante para um time que passou as últimas três rodadas do Brasileirão sem triunfar. Com a vitória, o Verdão ainda freou a reação do Dourado que vinha de duas boas vitórias – sobre o Avaí fora de casa e em cima do Botafogo em casa – no campeonato.

Gómez não tirou o pés das divididas. Zaga do Palmeiras passa incólume – Cesar Greco/Palmeiras

Primeiro tempo

O Palmeiras teve desde o início ampla vantagem na posse de bola, mas encontrou dificuldades contra a marcação forte do Cuiabá. A primeira grande chance veio em uma jogada trabalhada, em que Walter pegou a cabeçada de Mayke, e logo depois Alesson criou um lance de perigo para o time visitante.

O Verdão até tentou manter a paciência, mas passou a forçar muitos cruzamentos para a área, sem sucesso, já que a equipe não tem um centroavante à disposição. O Cuiabá teve oportunidades em contragolpes, mas não chegou a criar grandes sustos contra a meta de Weverton. Foi um primeiro tempo sem grandes oportunidades.

Segundo tempo

O Palmeiras voltou no mesmo ritmo, mas começou a achar mais espaços na defesa do Cuiabá, que tentou se aventurar no ataque e assustar Weverton. Numa dessas subidas, Valdivia perdeu a bola, e Mayke, rapidamente, achou um passe perfeito em profundidade para Gabriel Veron – o garoto teve tranquilidade para tocar na saída de Walter e abrir o placar no Allianz Parque. Com a vantagem no placar, o Verdão passou a rodar o elenco – entraram Zé Rafael, Atuesta, Breno Lopes…

O atacante, inclusive, quase fez o segundo, mas a zaga cortou antes de ele chegar. O Cuiabá teve poucas chances de reagir mesmo após as entradas de André e Pepê e ainda reclamou de uma chegada de Atuesta em Marllon, que fez a perna do zagueiro sangrar – o volante do Palmeiras já tinha cartão amarelo, mas não foi advertido novamente.

PALMEIRAS 1 x 0 CUIABÁ – 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 18 de julho de 2022, às 20h (horário de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Gols: Veron, 4’/2ºT (1-0)
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan, 41’/2ºT); Danilo, Menino (Zé Rafael, 19’/2ºT), Scarpa e Veiga (Atuesta, 19’/2ºT); Dudu (Wesley, 21’/2ºT) e Veron (Breno Lopes, 19’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira
CUIABÁ: Walter; Marllon, Joaquim e Empereur; João Lucas, Gava, Osorio (Pepê, 24’/2ºT), Rodriguinho (André, 24’/2ºT), Valdivia (André Luís, 20’/2ºT) e Carius (Uendel, 28’/2ºT); Alesson (Marcão, 24’/2ºT). Técnico: António Oliveira
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Michael Stanislau (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartão Amarelo: Gómez, Murilo, Atuesta (PAL); João Lucas (CUI)