O Campeonato Brasileiro tem novo líder! Pelo menos momentaneamente. Isso porque o Atlético venceu o Botafogo, na noite deste domingo (17), em jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão: 1 a 0 no Nilton Santos. O gol (aço) foi marcado por Zaracho, no segundo tempo.
Agora, o Galo tem 31 pontos e seca o Palmeiras, atual vice-líder, com 30, que joga nesta segunda (18), em casa, contra o Cuiabá. Já o Botafogo está em 11º, com 21 pontos, mas só três acima do América-MG, o primeiro time do Z4.
O primeiro tempo foi de domínio do Atlético, que teve suas principais oportunidades saindo dos pés de Mariano. Em uma delas, ele cruzou na área, a bola bateu em Philippe Sampaio e a arbitragem deu pênalti. O VAR interveio e o lance foi anulado. Aos 43, o lateral-direito cruzou e Zaracho quase marcou de cabeça.
O atacante Hulk também teve algumas chances, principalmente de fora da área, mas não estava com a pontaria calibrada. As melhores chances do Botafogo vieram com Kanu, tabelando com Erison, e Lucas Fernandes, em cobrança de falta.
O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro: com Mariano atacando. Logo aos 2, ele cruzou na medida para Nacho, que perdeu gol incrível na pequena área. Não fez falta já que, sete minutos depois, outro argentino marcou: Zaracho. O jovem de 24 anos fez uma pintura, encobrindo o goleiro pela lateral, após Sauer sair jogando errado na grande área.
O Botafogo respondeu com boas investidas de Erison, Jeffinho, Matheus Nascimento e Tchê Tchê. Esta última só não foi gol por conta de uma intervenção de Allan. Júnior Alonso cometeu uma penalidade em Saravia, mas o lance não foi marcado. Aos 50, Hulk bateu falta na trave e no rebote, Keno marcou, mas a arbitragem flagrou impedimento e anulou.
BOTAFOGO 0 X 1 ATLÉTICO 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 17 de julho de 2022
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
BOTAFOGO: Douglas Borges; Saravia, Kanu, Philippe Sampaio e DG (Mezenga, aos 15’/2ºT); Tchê Tchê, Oyama (Del Piage, aos 29’/2ºT) e Lucas Fernandes; Vinicius Lopes (Lucas Piazon, aos 29’/2ºT), Gustavo Sauer (Jeffinho, aos 13’/2ºT) e Erison (Matheus Nascimento, aos 29’/2ºT). Técnico: Luís Castro
ATLÉTICO: Everson; Mariano, Igor Rabello (Nathan Silva, aos 14’/2ºT) , Júnior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Otávio, aos 14’/2ºT) e Zaracho (Réver, aos 45’/2ºT) e Nacho (Keno, aos 22’/2ºT) ; Vargas (Ademir, aos 14’/2ºT) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Limam (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gols: Zaracho, 9’/2ºT (0-1)
Cartões amarelos: DG, Tchê Tchê, Lucas Mezenga e Del Piage (BOT); Mariano, Igor Rabello e Allan (CAM)