Representantes do Shopping Popular a convite do promotor Carlos Eduardo Silva, titular da  29ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística de Cuiabá, participaram na manhã desta quinta-feira (14) de uma reunião de tratativas sobre eventual parceria entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, os Shopping Centers da cidade e a empresa Green Eletron, que é referência em logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis no Brasil.

A parceria visa a implantação de coletores de baterias, pilhas e demais resíduos recicláveis nas dependências dos Shoppings, visando o descarte correto desses materiais, visto o prejuízo que o descarte incorreto causa ao meio ambiente e a saúde da população.

A reunião contou com a presença de representantes de praticamente todos os Shopping Centers da Capital.

Os representantes presentes sinalizaram positivo à parceria e já seguiram com as tratativas para a instalação dos coletores junto a empresa responsável, inclusive o Shopping Popular já está com reunião agendada com a Green Eletron para finalizar as tratativas e ter o ponto de coleta instalado em suas dependências.

O vice-presidente da Associação do Shopping Popular,   Sivaldo Francisco de Oliveira, explicou que a  Associação dos Camelôs já possui termo de cooperação com a Coorepam, relacionado a coleta de materiais recicláveis, mas ainda faltava um exclusivo para resíduos eletrônicos.

“Realmente estávamos carentes de um ponto de coleta de produtos que podem ser tóxicos e precisam de destinação adequada, pois o Shopping Popular sempre se preocupou com o meio ambiente e o bem estar de toda sociedade”, completou.

DESCARTE INCORRETO CAUSA DANOS AO MEIO AMBIENTE E À SAÚDE

Pilhas e baterias quando descartadas inadequadamente podem ser amassadas ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Por não serem biodegradáveis, essas substâncias acumulam na natureza contaminando o solo, lençóis freáticos, chegando aos rios e lagos. O contato com essas substâncias também pode prejudicar o nosso organismo, causando doenças no sistema nervoso, rins, ossos e inclusive causar câncer.

As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas ou ainda podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite o descarte não nocivo ao meio ambiente.

(Com informações do site NET MOVE)