No encerramento da 16ª rodada do Brasileirão, o Internacional venceu o América-MG por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (11), no Beira-Rio, em Porto Alegre. A partida marcou o retorno do atacante Boschilia aos gramados após quase três meses, lesionado. E o gol do triunfo colorado foi anotado por Moisés, aos 50 minutos da etapa final.
Com o resultado, o Inter pulou para terceiro, com 28 pontos, atrás de Palmeiras e Corinthians, com 30 e 29 respectivamente. O G-4 tem ainda o Atlético, também com 28, mas em desvantagem no saldo de gols. O Coelho, por sua vez, é o 15º, com 18, a mesma pontuação do Ceará, primeiro time do Z-4. Além dos cearenses, a zona de rebaixamento conta com Atlético-GO (17), Juventude (12) e Fortaleza (11).
Mesmo lento, o Internacional foi melhor no primeiro tempo, com mais posse de bola e finalizações. Edenilson, Taison, Carlos de Pena, Heitor…vários jogadores tiveram chances, mas ninguém teve tão claras como o centroavante David, que perdeu pelo menos três grandes chances.
O América praticamente não finalizou. Aos 33, Alê saiu machucado e o treinador Vagner Mancini botou Carlos Alberto, o que deixou o time mais leve. Onze minutos mais tarde, a bola sobrou para Pedrinho, que acertou chute forte, mas para fora.
A segunda etapa começou da mesma forma: com o Inter mais incisivo. Antes dos 10, David perdeu outro grande gol, este após arrancada e passe de Taison, e chute de Mercado de fora da área. O América respondeu em chute fraco de Lucas Kal, mas o treinador Mano Menezes mexeu bem na equipe, que ficou ainda mais forte e chegou com Pedro Henrique e Maurício.
Aos 34, Johnny recuou mal para o goleiro, Carlos Eduardo driblou Daniel e iria fazer um belo gol, mas o arqueiro se recuperou a tempo e tirou a bola do pé do atacante. Quando o jogo caminhava para o 0 a 0, a bola sobrou para Moisés, que marcou aos 50 após cobrança de escanteio. O VAR interveio e a arbitragem demorou cinco minutos para validar o tento.
Próximos compromissos
O Inter agora pega três adversários na briga pelo G6 e também pelo título. Primeiro, encara o Athletico-PR, no próximo sábado (16), às 16h30. Depois, encerra o primeiro turno contra São Paulo e Palmeiras, nos dias 20 e 24/7, no Beira-Rio e no Allianz, respectivamente.
Já o América-MG volta a campo na quinta-feira (14), contra o Botafogo, no Rio, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, os mineiro venceram por 3 a 0 e estão com a mão na vaga. Pelo Brasileiro, o Coelho fará dois jogos seguidos em casa, contra Bragantino e Palmeiras, nos dias 17 e 21. Depois, encerra o primeiro turno visitando o Atlético-GO no dia 24, um domingo.
INTERNACIONAL 1 X 0 AMÉRICA-MG – 16ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 11/07/2022
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Público/Renda: 19.703 presentes/R$ 807.628,00
INTERNACIONAL: Daniel; Heitor (Johnny, aos 29’/2ºT), Mercado, Rodrigo Moledo e Moisés; Gabriel, Edenilson, Carlos de Pena e Taison (Maurício, aos 18’/2ºT) ; Pedro Henrique (Caio Vidal, aos 29’/2ºT) e David (Wesley Moraes, aos 18’/2ºT) Técnico: Mano Menezes
AMÉRICA-MG: Cavichioli; Patric, Conti, Luan Patrick e Marlon (Danilo Avelar, aos 28’/2ºT) ; Lucas Kal, Juninho e Alê (Carlos Alberto, aos 34’/1ºT); Ramírez (Matheuzinho, aos 20’/2ºT) , Pedrinho (Iago Maidana, aos 28’/2ºT) e Felipe Azevedo (Aloísio, aos 28’/2ºT) Técnico: Vagner Mancini
Gol: Moisés, aos 50’/2ºT (1-0)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Cartão Amarelo: Conti, Luan Patrick e Lucas Kal (AME)