– Vou dar o máximo em campo, estou trabalhando para isso. Grandes nomes fizeram muitos gols. Quero escrever a minha história, que ela seja gigantesca – completou.
Questionado sobre seu movimento de retornar ao Brasil, Yuri Alberto deu explicações e disse não ver a transferência como um passo atrás na carreira.
– Pesou bastante eu voltar ao Brasil, a visibilidade dos jogos na Rússia não seria tão boa, aqui seria bem maior, quero construir uma historia gigantesca aqui. Não é passo atrás, fiquei três meses e meio na Europa, os talentos que têm aqui são poucos países que tem lá fora. Bom ficar perto da minha família – disse.
– Conversei com meus familiares, com o Zenit, não era bom momento para continuar lá pelo o que estão passando, queria estar perto da familia, da minha filha – completou.
Aos 21 anos, porém com a experiência de clubes grandes e Europa, Yuri Alberto brinca e se vê como mais um “miúdo”, forma como o técnico Vítor Pereira chama os jovens.
– Estou bem mais maduro, já fui um miúdo, já tive um técnico português, já fui sparring, mas fiz temporadas boas, chego com uma bagagem maior, me sinto feliz no Corinthians.
Para contratar Yuri Alberto, o Corinthians enviará dois jogadores ao clube russo no próximo dia 13: o goleiro Ivan, de 25 anos, e o meia Gustavo Mantuan, de 21. Yuri, inclusive, já conversou com Mantuan sobre o futebol do país.
– Passei confiança para o Mantuan, falei que é uma cidade maravilhosa e que ele vai gostar demais.
Yuri Alberto estava no Brasil para passar férias em São José dos Campos, no interior paulista, e treina com o elenco já há alguns dias.
Familiares de Yuri Alberto em entrevista coletiva no Corinthians — Foto: Marcelo Braga
Veja mais respostas de Yuri Alberto
– Momento muito especial na minha vida. Recepção de arrepiar, muito feliz, primeiro contato em campo, contra o Boca pude sentir como é o Corinthians. Agradecer a todos que acreditam no meu potencial, quero entregar meu melhor em campo.
– A camisa que estiver disponível vou usar. Dentro de campo vou dar meu melhor.
– Família de jogador é desde jeito. Torce onde Yuri estiver. Desde o jogo do Boca o espírito já é corintiano, a emoção foi grande quando acabou as penalidades. Minha família agora respira o Corinthians.
Recepção de Vítor Pereira
– Um cara me recebeu muito bem, vai dando toques. Em 2020 trabalhei com Jesualdo (Ferreira, também português, que treinou o Santos), me deu sequência, comecei a fazer gols como profissional, ainda era um miúdo (risos), amadureci, depois fui para o Inter. Espero ajudar a equipe. Nas minhas férias, trabalhei muito. Espero estrear dia 20, que eu esteja bem fisicamente.
Yuri Alberto foi formado pelo Santos, mas na metade de 2020 deixou o clube ao recusar uma proposta de renovação. O Colorado conseguiu a contratação. Com convocações de seleções de base, ele esteve presente na conquista do Campeonato Sul-Americano Sub-17 em 2017.
O atacante fez um gol em sete jogos oficiais pelo Santos, de 2019 a 2020, e marcou 31 em 85 partidas pelo Inter, de 2020 a 2021. O jogador foi vendido pelo clube gaúcho ao Zenit no fim de janeiro deste ano por 25 milhões de euros (R$ 149 milhões na ocasião). Pelo Zenit, equipe de Malcom e Claudinho, foram 14 jogos disputados e seis gols marcados.
Veja a ficha completa do jogador:
- Yuri Alberto Monteiro da Silva
- 18/03/2001 | 1,82m
- São José dos Campos-SP
- Clubes: Santos, Internacional e Zenit
(GE)