O Grêmio venceu o Náutico por 2 a 0 na noite desta sexta-feira, na Arena, em Porto Alegre, pela 17ª rodada da Série B. O Tricolor teve o domínio de quase toda partida, e marcou um gol em cada tempo. Aos 42 minutos de jogo, Ferreira abriu o placar em chute no ângulo. Na etapa final, aos 32, Bruno Alves completou de cabeça o cruzamento de Nicolas e ampliou para o Grêmio, que se firma ainda mais no G-4 e agora está apenas um ponto atrás do Bahia, terceiro colocado.

NA TABELA

Com a vitória, o Grêmio chegou aos 29 pontos, na quarta posição. Neste momento, a diferença para o quinto colocado, o Criciúma, é de seis pontos, com o time catarinense ainda por jogar na rodada. Por outro lado, o Náutico entrou na zona de rebaixamento. Com 18 pontos, aparece em 17º lugar.

FIM DO JEJUM

Titular após quase três meses, Ferreira, enfim, fez seu primeiro gol na temporada. Aos 42 minutos do primeiro tempo, o camisa 10 soltou uma bomba de dentro da área, no ângulo, para abrir o placar para o Grêmio. A última vez que o atacante havia marcado foi no dia 23 de novembro, contra o Flamengo, pelo Brasileirão.

NO Z-4

Se o Grêmio está cada vez mais consolidado no G-4 da Série B, o Náutico entrou na zona de baixo da tabela. Com a derrota por mais de um gol em Porto Alegre, somada à vitória da Ponte Preta na rodada, o Timbu foi ultrapassado e agora ocupa a 17ª colocação, com 18 pontos e saldo -5, um a menos que o time paulista.

PRIMEIRO TEMPO

O Náutico iniciou o jogo tomando a iniciativa, embora não tenha levado muito perigo ao gol de Gabriel Grando. Mas foi o Grêmio quem teve a primeira grande chance. Aos nove minutos, Villasanti acertou a trave de Lucas Perri. A partir daí, o time gaúcho passou a dominar a partida e criar mais oportunidades de abrir o placar, ainda que com pouca efetividade nas finalizações, como em chutes de Biel e Campaz que Perri defendeu sem dificuldade. O Náutico passou perto de marcar aos 24. Em escapada pela esquerda, Victor Ferraz apareceu com espaço e finalizou à direita da meta. O Grêmio seguiu pressionando, mas ainda sem conseguir o gol. Aos 40, Franco avançou com a bola, mas preferiu o chute de fora da área ao passe, e mandou direto para fora. Dois minutos depois, o gol gremista. Ferreira recebeu na entrada da área, ajeitou para o pé direito e bateu forte, no ângulo.

Grêmio x Náutico - Melhores Momentos do 1º Tempo

Grêmio x Náutico – Melhores Momentos do 1º Tempo

SEGUNDO TEMPO

O Grêmio voltou do intervalo com a mesma dominância da partida, sem sofrer um susto do Náutico em toda etapa final. Com menos de um minuto, quase o segundo gol. Após cruzamento de Rodrigo Ferreira, Campaz desviou de cabeça perto da meta. Ainda que tivesse o controle, o Tricolor só conseguiu uma chance clara dez minutos depois, em chute de Bitello que buscou o ângulo, mas foi para fora. Depois disso, o Grêmio voltou a finalizar no gol de Perri somente aos 29, com Pedro Lucas mandando por cima. Na sequência, porém, mais chegadas até o segundo gol. Aos 32, Ferreira recebeu na área e bateu firme para defesa de Lucas Perri no reflexo. No lance seguinte, Nicolas cruzou da direita e Bruno Alves apareceu na pequena área para escorar de cabeça para o gol. O terceiro quase aconteceu aos 40. Em erro na saída do Náutico, Elias roubou, invadiu a área, mas bateu fraco. Perri deu rebote e Diego Souza tocou com categoria por cima, mas a bola caprichosamente não entrou.

O Grêmio volta a jogar em casa na próxima rodada, a penúltima do primeiro turno da Série B. No outro sábado, dia 16, a equipe recebe o Tombense, às 16h30, na Arena. No dia seguinte, o Náutico enfrenta a Chapecoense, às 16h, nos Aflitos. (GE)